Comemora-se nesta quarta-feira, 29 de junho, o Dia de São Pedro, conhecido até por quem não é católico ou religioso como quem controla o tempo. No entanto, essa está longe de ser a única importância que tem para a Igreja: Pedro é considerado, também, quem Jesus escolheu para edificar a igreja e o primeiro papa da história.
A história de São Pedro é marcada por superação e fé. O Santo, quando ainda era Simão, e seu irmão André pescavam quando Pedro foi chamado para ser seguidor de Jesus, de acordo com padre Zenilson Tibúrcio, pároco da Catedral de Caruaru, Agreste pernambucano. Devido a sua experiência, Pedro se tornou um santo.
Então, Pedro virou o líder do grupo de seguidores de Cristo e um dos 12 apóstolos. Jesus disse que ele seria o pescador dos homens e, tempos depois, o significado disso foi esclarecido: São Pedro se tornou o primeiro papa da Igreja. Ele recebeu o poder do Espírito Santo e "a chave dos céus".
- Nova Constituição do Vaticano: em mudança radical, papa autoriza laicos e mulheres católicas a chefiarem departamentos do Vaticano
- "Fui defender Nossa Senhora", diz moradora condenada a retirar imagem católica de hall de edifício no Recife
- Veja a intenção de voto de católicos, evangélicos e adeptos de outras religiões
O conhecido saber popular de que São Pedro influencia nas chuvas vem exatamente disso. "Quando as comportas do céu são abertas, elas se abrem também na Terra. A chuva vem das comportas do céu que foram abertas por ele", explica o padre Zenilson.
O Santo também foi o apóstolo que Jesus escolheu para "edificar a igreja", relatado no capítulo 16 do Evangelho de Mateus. A missão dele foi de dar continuidade à do filho de Deus - por isso, seguiu pregando mesmo após a morte do líder - até o ano 67, quando foi crucificado a mando do Império Romano de cabeça para baixo, porque dizia não ser digno de morrer da mesma forma que Jesus.
Chuvas para plantações de milho no Nordeste
As chuvas tão esperadas antes do período junino são pedidas pelas pessoas que acreditam no poder de São Pedro e sua boa vontade de abrir as comportas do céu para mandar as chuvas e molhar as plantações de milho.
São Pedro é muito querido especialmente por ajudar na colheita desse alimento tão desejado e importante para o São João e por sua história de fé e força que ensina às pessoas que é possível superar os problemas.
Segundo o padre, São Pedro é considerado um "protótipo do ser humano" por sentir emoções puramente humanas e pode ser uma inspiração por ter passado por dificuldades, sentido medo e mesmo assim ter sido capaz de superar as adversidades.