Após ter se formado entre a noite de terça-feira (9) e a madrugada desta quarta-feira (10), no litoral da Região Sul e Sudeste do Brasil, o ciclone extratropical vem deixando o seu rastro e causando bastante estrago em várias cidades sudestinas e sulistas do País.
O estado que, até o momento, teve mais municípios afetados com o fenômeno natural foi Santa Catarina. De acordo com a MetSul Meteorologia, na região de Florianópolis e no Litoral Norte catarinense, as rajadas ficam entre 80 km/h e 100 km/h com registros potenciais isolados acima de 100 km/h a 120 km/h.
A lista de cidades catarinenses atingidas pelas fortes ventanias, porém, não param por aí: Laguna, Imbituba, Palhoça, Biguaçu, Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí, Penha, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá também estão sofrendo as consequências do ciclone.
No estado vizinho, no Paraná, o ciclone extratropical chegará com mais força nas regiões de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, e Paranaguá. Enquanto na capital Curitiba, a expectativa é que pode ventar moderadamente. Já no litoral paranaense, os ventos podem varias entre 80 km/h e 100 km/h. Por isso, as autoridades reforçam o alerta cuidado nessas localidades.
CICLONE EXTRATROPICAL NO SUDESTE DO PAÍS
Não são apenas os estados da Região Sul que estão sofrendo os impactos do ciclone extratropical. Na Região Sudeste, cidades do litoral paulista estão sentindo o aumento do potencial das rajadas de vento, principalmente nas áreas de Cananeia, Ilha Comprida, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Guarujá, São Vicente, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba - ventos entre 80 km/h e 100 km/h.
Ainda é esperado ventos fortes na Serra do Mar e moderado a forte na Grande São Paulo.
- Ciclone com ventos de até 100 km/h se forma no litoral do Brasil hoje, 10/08; fenômeno representa "grande perigo"
- CICLONE EXTRATROPICAL: fenômeno natural causa deslizamentos e derruba estruturas em Santa Catarina
- CICLONE EXTRATROPICAL: saiba o que é o fenômeno que atinge Santa Catarina e outros lugares
Ainda na Região Sudeste, as cidades litorâneas do Rio de Janeiro também estão sendo atingidas pelo fenômeno natural: Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Saquarema, Cabo Frio, e Arraial do Cabo.
Também é aguardada uma ventania mais intensa na Região Serrana do Rio com rajadas superiores a 100 km/h nas montanhas.