DIA DO IRMÃO

DIA DO IRMÃO: saiba como surgiu a celebração e por que acontece em 5 de setembro

Inicialmente, a referência de "irmãos" feita pela data era em relação ao "próximo", mas no Brasil a comemoração se popularizou entre a relação de irmãos dos mesmos pais

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 05/09/2022 às 6:24
A comemoração acontece desde 2007, nos 10 anos da morte de Madre Teresa de Calcutá - PIXABAY

Comemora-se nesta segunda-feira, 5 de setembro, o Dia do Irmão, Apesar de não haver um registro oficial da data no Brasil, este é um dia para lembrar daqueles que estão ao nosso lado. As informações são da Exame.

A comemoração acontece desde 2007, nos 10 anos da morte de Madre Teresa de Calcutá, falecida nesta data em 1997.

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, ou "Madre Tereza de Calcutá", como ficou conhecida, foi uma freira católica que dedicou sua vida a ajudar doentes e pobres em diversos lugares no mundo.

Natural de Üsküp, então capital do Vilayet do Kosovo, subdivisão do Império Otomano, a missionária faleceu em Calcutá, na Índia, e foi canonizada em 2016.

A relação da morte de Madre Tereza com o Dia dos Irmãos se mistura. Em alguns lugares, a data é celebrada para homenagear a santa, já em outros, para homenagear os irmãos.

Inicialmente, a referência de "irmãos" feita pela data era em relação ao "próximo", com intenção do dia servir de incentivo para as pessoas repensarem suas relações com outros indivíduos, tornando-se assim, mais humildes e empáticas.

Mas no Brasil a comemoração se popularizou entre a relação de irmãos dos mesmos pais.

MENSAGENS PARA O DIA DOS IRMÃOS

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS