A xenofobia é um termo cunhado para definir ações que discriminam um pessoa ou um grupo de estrangeiros devido a suas identidades culturais. A palavra tem ganhado grande relevância no cenário internacional, principalmente após o jogador brasileiro Vinícius Júnior ser alvo de comentários preconceituosos.
O craque da seleção brasileira foi vítima de comentário racista e xenófobo nessa quinta-feira (17) no programa El Chiringuito de Jugones, da televisão espanhola Mega.
O atacante foi comparado a um "macaco" por causa de suas comemorações de gols no Campeonato Espanhol.
"Dizem que felicidade incomoda, mas a felicidade de um preto, brasileiro e vitorioso na Europa incomoda muito mais. A minha vontade de vencer, sorriso e brilho nos olhos são muito maiores do que isso", começou o brasileiro.
"Fui vítima de racismo e xenofobia em uma só declaração, mas nada disso começou ontem", afirmou Vinícius Júnior em vídeo em que aparecem críticas com ofensas racistas a ele nas redes sociais.
Xenofobia é crime?
No Brasil, assim como o racismo, a xenofobia é crime. De acordo com a Lei 9459, de 13 de maio de 1997, serão punidos os crimes “resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
Assim, é importante que denúncias sejam feitas. A vítimas podem relatar os casos de discriminação em qualquer delegacia comum. Bem como por meio do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal.