No último domingo (6), em Santa Catarina, um meteoro explosivo - conhecido como bólido, termo técnico - foi visto por duas estações de monitoramento de meteoros do estado do Sul do País. Durante o seu trajeto na atmosfera, ele explode.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) confirmou que as estações JJS/SC, da cidade de Monte Castelo, e a AFM/SC, de Florianópolis registraram o fenômeno passando pelo céu catarinense. O fenômeno foi visto primeiramente no município de Rio Fortuna, já no final da noite de domingo, às 22h45. A altitude estimada do meteoro foi de 90 km em relação ao solo.
Ainda de acordo com os institutos de monitoramento, o meteoro percorreu em uma velocidade aproximada de 147 mil quilômetros por hora e só foi desaparecer na cidade de São Ludgero - que fica a 25 km de Rio Fortuna -, quando o corpo celeste explodiu a uma altitude de 60 km.
O membro da BRAMON, Jocimar Justino, compartilhou nas redes sociais algumas imagens do bólido percorrendo o céu catarinense. Confira o vídeo abaixo: