Uma barreira de contenção será colocada na praia do Janga, no Paulista, ainda nesta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do município, que ainda aguarda mais detalhes da instalação. Paralelamente, uma mensagem está circulando no WhatsApp, supostamente creditada a ONG Onda Limpa Para As Gerações Futuras, pedindo doações de garrafas PET para a construção de barreira de contenção para a praia.
Leia Também
- Venda de peixes em restaurantes e supermercados do Recife ainda não foi afetada pelo óleo
- Brasil vai acionar Venezuela na OEA sobre manchas de óleo no litoral do Nordeste
- SJCC monta ponto de coleta de EPIs para limpeza nas praias atingidas pelo óleo
- Voluntários recebem atendimento médico após contato com óleo em Pernambuco
- Manchas de óleo chegam à Ilha de Itamaracá
- ‘Não entendo por que Pernambuco não decretou emergência', diz especialista sobre óleo nas praias
- Limpeza de óleo em praia de Itamaracá conta com ajuda de reeducandos
- Governo e UFPE estudam nível de toxicidade do óleo nas praias de Pernambuco
- Óleo afeta mercado de pescado e estudo da UFBA alerta sobre contaminação
A reportagem do JC entrou em contato com Estevão Santos, representante da ONG, que negou a autoria deste pedido. Ele reforçou ainda que a Onda Limpa está atuando apenas na praia de Itapuama e pede doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os voluntários.
A prefeitura afirmou também que a utilização das garrafas PET para este fim não é permitida.
As manchas de óleo apareceram na praia do Janga no fim da manhã da última quarta-feira (23). A cidade de Paulista foi a nona cidade atingida pela substância em Pernambuco, desde o reaparecimento das manchas no Estado.
Após o aparecimento do material, o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente da cidade, Tiago Magalhães, confirmou que o óleo pode ter chegado à praia por debaixo do mar. O secretário informou também que, durante a quarta-feira, cerca de 40 pessoas trabalhavam na limpeza da praia do Janga.
Pedido de garrafas PET para construção de barreira de contenção é fake news
Circula na internet um áudio onde um integrante da ONG Onda Limpa pede, supostamente, doações de garrafas PET para a construção de uma barreira de contenção que seria instalada na praia do Janga. A reportagem do JC entrou em contato com o integrante, que negou o pedido. Ele afirmou que a ONG só pede doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) e que a instituição só atua na praia de Itapuama. Segundo a assessoria de Paulista, não é permitida a construção de barreiras com garrafas.
SJCC monta ponto de coleta de EPIs para limpeza nas praias atingidas pelo óleo
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) irá arrecadar equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais para ajudar os trabalhadores nas limpezas das praias atingidas pelo óleo. O ponto de coleta fica na sede do SJCC na Rua Capitão Lima, 250, em Santo Amaro, área central do Recife.
O que doar?
Os materiais arrecadados são: luvas de PVC, botas ou galochas, sacos de lixo, farinha ou ráfia, chave de fenda, máscaras, pás, enxadas, óleo de cozinha, peneira de obra, água mineral, baldes, camisas UV, chapéus, bonés, protetor solar, ciscador, toldos, faca de serra, colher de chá, rede de mosquito (da verde) e comida para os voluntários.