Padre Edwaldo deixa legado de muitas ações sociais

Serviços voltados para crianças, jovens e comunidades carentes fazem parte desse legado
Cidades
Publicado em 20/07/2017 às 21:28
Serviços voltados para crianças, jovens e comunidades carentes fazem parte desse legado Foto: Reprodução


Para 120 crianças carentes de 7 a 14 anos que moram em comunidades próximas de Casa Forte, o legado de padre Edwaldo Gomes, que há 47 anos estava à frente da Paróquia de Casa Forte e foi enterrado nesta quinta, tem nome e endereço: a Casa da Criança Marcelo Asfora, que funciona em um imóvel ao lado do salão paroquial, na Praça de Casa Forte, desde fevereiro de 1991. É lá que eles recebem reforço escolar, alimentação (café e almoço), acompanhamento médico, odontológico e psicológico.

“A casa proporciona uma vida melhor para muitas crianças. Com a partida de padre Edwaldo, temos obrigação de mostrar para a sociedade que a entidade vai sobreviver, que não deixaremos morrer o que ele criou”, destacou a assistente social Aparecida Figueiredo, uma das que ajudou a criar a casa. “Sentiremos falta do seu zelo, do seu carinho com as crianças. Mas não é hora de chorar e sim de agradecer a Deus por padre Edwaldo ter fundado a Casa da Criança Marcelo Asfora”, comentou a vice-presidente da instituição, Gilvane Costa.

Durante mais de 30 anos, a paróquia também manteve a Creche Beneficente Menino Jesus, criada para receber filhos das trabalhadoras da área e municipalizada no ano passado, quando atendia a 180 crianças de até 7 anos.

LEGADO

Entre as ações da paróquia ainda há grupos como os Samaritanos, com 160 jovens que entregam alimentos aos mais carentes em nove roteiros toda quarta-feira. “Ele abria as portas de casa para guardar os materiais”, diz a estudante Maria Fernanda Mendonça, 20 anos, integrante do grupo. “O legado que deixa pra gente é de amar ao próximo e mudar a vida das pessoas”, afirma o estudante Ramon Siqueira, 25, outro participante de ações sociais.

Padre Edwaldo estava em coma desde o dia 22 de junho, após um infarto. Seu corpo foi velado durante toda esta quinta, sendo enterrado no Cemitério de Santo Amaro às 18h20.

TAGS
padre edwaldo legado ações sociais morto
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory