DEVOÇÃO

Romaria, missas e procissão no centenário de coroação de Nossa Senhora do Carmo

Nesta sexta-feira fiéis celebram a data com missas. No sábado, imagem da santa sai às ruas e devotos seguem em procissão

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 20/09/2019 às 15:32
Foto: Círio Gomes/ JC Imagem
Pandemia do coronavírus e determinações do Governo do Estado fazem arquidiocese impor restrições - FOTO: Foto: Círio Gomes/ JC Imagem
Leitura:

A Basílica de Nossa Senhora do Carmo está com novos sinos. A troca dos instrumentos foi feita e as primeiras badaladas serão ouvidas às 16h deste sábado (21), quando a imagem da santa sairá pela segunda vez do altar e seguirá em procissão pelas ruas do centro do Recife comemorando o centenário de sua coroação canônica. O marco já está sendo celebrado e missas preenchem a programação de desta sexta. À noite, a cantora Irah Caldeira faz show e anima fiéis no palco montado em frente à Basílica, na Avenida Dantas Barreto, área central do Recife. Amanhã, romaria e procissão marcam encerramento da festa.

Os cinco novos sinos, que substituem os antigos que estavam rachados e sem tocar desde 2010, receberam nomes em forma de homenagem. O maior, que pesa 550 quilos, foi chamado de Nossa Senhora do Carmo. Os menores, que pesam entre 210 e 75 quilos, receberam os nomes dos profetas Elias e Eliseu e dos santos Simão Stock e João Crisóstomo. 

A troca das sinetas faz parte da comemoração do centenário de coroação da santa, considerada Rainha do Recife e de Pernambuco. Nesta sexta, terceiro dia do tríduo comemorativo, as missas estão acontecendo em seis horários diferentes: 7h, 8h, 10h, 12h, 15h e 19h. Quem presidirá a última das  celebrações será o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) monsenhor Luciano Brito, que também é pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O encerramento da noite de louvores fica sob o comando da cantora Irah Caldeira. 

Neste sábado as comemorações começam ainda mais cedo. Ao raiar do dia, fiéis se reúnem na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Olinda, para dar início à romaria de 9 km em direção à Basílica do Carmo, no Recife. Depois de percorrer cerca de 4h de trajeto, romeiros serão recebidos com uma missa, às 10h. A celebração seguinte, ao meio-dia, será presidida pelo reitor da Basílica, Frei Rosenildo Alexandre. Para o religioso, a data é marcante e as expectativas são as melhores. “Esta será a primeira vez que teremos uma romaria saindo de Olinda e será a segunda saída da imagem, que é a mesma de 1919. Vamos reviver os momentos da coroação de Nossa Senhora do Carmo como nossa Rainha e será muito emocionante”. 

No período da tarde, iniciam-se os preparativos para a saída da imagem de Nossa Senhora do Carmo, repleta de flores na cabeça, pelas ruas do centro da cidade. Às 15h, em frente à Basílica, o arcebispo de Aracaju, dom João Costa, celebrará a missa que antecede a procissão, marcada para ter início às 16h. O percurso feito pelos devotos será o mesmo de 1919, quando a imagem da santa saiu e foi coroada em frente à Faculdade de Direito do Recife (FDR), no bairro da Boa Vista. 

O cortejo sairá da Basílica e seguirá pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, passando pela ponte Princesa Isabel e ruas da Aurora, João Lira, do Hospício e Princesa Isabel.?? Após missa campal na estrutura montada em frente à FDR, a imagem e os fiéis voltam para o pátio do Carmo pela rua e ponte Princesa Isabel, seguindo pela Rua do Sol, Avenida Guararapes e finalizando o cortejo na Avenida Dantas Barreto, onde o cantor Dudu do Acordeon os receberá para show de encerramento da festa de 100 anos de coroação da Rainha de Pernambuco.

Arrecadação não acabou

A campanha de arrecadação de verba para a troca dos sinos continua. Até agora, só foi arrecadado metade do valor para a troca das peças, orçadas em R$ 138 mil. Apesar do período de comemorações estar na reta final, ainda há tempo de ajudar. Rifas estão sendo vendidas na igreja e o prêmio será um veículo modelo Chery New QQ, que será sorteado neste sábado. Também podem ser feitas doações no altar da Basílica e por meio de conta bancária (Banco do Brasil, agência 1850-3, conta corrente 14.273-5, CNPJ 10.946.424/0004-40). 

Últimas notícias