Um balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) neste domingo (11), dá conta de 69 ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) durante o desfile de 40 anos do tradicional Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira. Segundo o órgão, as ocorrências, em sua maioria, foram de agressões e furtos. Na avaliação do governo estadual, trata-se de um dos desfiles "mais seguros dos últimos anos."
Mais de 5 mil policiais militares, civis, científicos e bombeiros foram destacados para acompanhar o bloco, no Centro do Recife. "As operativas da SDS estavam preparadas para agir no combate a crimes durante o Galo, assim como estará durante todo o Carnaval de Pernambuco. Com 41.147 lançamentos de policiais e bombeiros até a Quarta-Feira de Cinzas, teremos uma das folias mais tranquilas dos últimos anos aqui no Estado", avalia o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
No Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), dezenas de câmeras monitoraram o desfile do Galo e continuarão facilitando a celeridade do atendimento policial em polos carnavalescos da capital, de Olinda, Ipojuca, Caruaru e Petrolina. "No CICCR, o diferencial são as forças de segurança atuando juntas, atendendo a todos os sinistros, com o apoio de imagens aéreas, que nos deram uma visão global do Galo e funcionarão 24 horas durante todo o Carnaval", afirma o comandante do CICCR, major Barros.
O comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silvestre, destacou que os foliões sentiram-se satisfeitos com a presença policial no Galo da Madrugada. "Os comentários que chegavam dos foliões era de que esse foi um dos desfiles mais tranquilos que já tinham visto. Somente do 16º BPM, foram cerca de 1.500 policiais, com postos de comando na Praça Sérgio Loreto, Rua Imperial, Avenida Conde da Boa Vista e Praça do Diario", ressaltou.