Em março, oito linhas de ônibus passarão a circular sem cobradores

Seis linhas comuns e outras duas opcionais que sofrerão a alteração
JC Online
Publicado em 16/02/2017 às 11:31
Seis linhas comuns e outras duas opcionais que sofrerão a alteração Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


A partir do dia 12 de março, mais seis linhas de ônibus que rodam na Região Metropolitana do Recife (RMR) deixarão de circular com cobradores. Com a mudança, os passageiros só poderão fazer o pagamento das passagens utilizando o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), nas modalidades Trabalhador, Estudante, Livre Acesso e Comum.

As linhas são: 204 - Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia, 222 - Jardim Uchôa, 242 - Pacheco (Floresta), 412 - San Martin (Largo da Paz), 424 - CDU/Torrões (San Martin) e 812 – Sítio Novo (Av. Norte). De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a retirada dos cobradores acontece devido à baixa demanda de usuários. Juntas, as linhas transportam 8.274 passageiros por dia.

O Consórcio afirma que todos os cobradores, das empresas Metropolitana e Caxangá, serão capacitados e remanejados para outras funções. A empresa lembra que os passageiros estão sendo avisados da mudança através de cartazes afixados nos coletivos. Os cartões VEM podem ser adquiridos nas próprias linhas que ficarão sem cobradores ou no Posto de Atendimento do VEM, que fica na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, área Central do Recife.

Duas linhas opcionais também sem cobradores em março

Além das seis, outras duas linhas de ônibus opcionais também passarão a operar sem cobradores, a partir de 1º de março. São elas: 042 - Aeroporto (Opcional) e 053 - Shopping RioMar (Opcional). É importante lembrar que, nestas linhas, o pagamento da passagem só poderá ser feito com os cartões VEM Trabalhador e Comum. 

A justificativa da retirada dos cobradores é a mesma: baixa demanda. Juntas, as duas transportam 3.600 passageiros diariamente, sendo 3 mil na Aeroporto (Opcional) e 600 na Shopping RioMar (Opcional). Destes usuários, 1.600 ainda fazem o pagamento em dinheiro. Segundo o Grande Recife, a linha 042 roda com 10 veículos, enquanto o 053, com dois. 

Ainda de acordo com o órgão, os 24 profissionais que trabalham nas duas linhas como cobradores serão remanejados para outras linhas ou outras funções.

Medida de segurança

Em julho do ano passado, a linha 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira começou a rodar sem cobradores, afetando cerca de 6 mil usuários. Na época, o Grande Recife Consórcio de Transporte argumentou que o objetivo da retirada dos cobradores e o pagamento exclusivo pelo VEM tinha como objetivo avaliar se a redução de circulação de dinheiro nos coletivos acarretaria a diminuição do número de assaltos. 

Além dela, a linha 2490 - TI Camaragibe/TI Macaxeira já roda sem cobradores desde 2015; as 060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira e 2040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá, desde 2016 e a 139 - TI Cabo/TI Cajueiro Seco passou a rodar sem os profissionais no início de 2017.

TAGS
jc trânsito Ônibus cobradores VEM
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory