Enfermeiros protestam em frente ao HR e bloqueiam trânsito na Agamenon Magalhães

CTTU está no local orientando condutores e pedestres
JC Online
Publicado em 17/12/2018 às 8:52
CTTU está no local orientando condutores e pedestres Foto: Foto: Cortesia / Twitter @cavalodosport


Profissionais de saúde realizaram mais um ato na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área Central do Recife, na manhã desta segunda-feira (17).  Ao contrário das outras manifestações, dessa vez trata-se de um grupo de enfermeiros que foi aprovado no último concurso, em 2014, e ainda não foi convocado para trabalhar. A manifestação foi encerrada por volta das 11h15, de acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Os enfermeiros iniciaram o protesto na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao cruzamento com a Rua Joaquim Nabuco, em frente ao HR, no sentido Boa Viagem. Eles seguiram em caminhada até a Praça do Derby, segurando cartazes. O grupo chegou a bloquear o tráfego no cruzamento com a Avenida Conde da Boa Vista e o acesso à Rua Benfica. Ao chegar na Praça do Derby, os enfermeiros ainda chegaram a cruzar com o protesto de carroceiros que também ocorreu na manhã desta segunda. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) se pronunciou sobre o protesto por meio de uma nota. Confira a íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde informa que o Governo de Pernambuco tem se empenhado para reforçar as escalas das unidades da rede estadual com profissionais aprovados por concurso público. Prova disto é que a atual gestão já entrou para história com a maior convocação de profissionais para o setor de todos os tempos. Para se ter ideia, do concurso realizado em 2014, voltado para categorias não médicas, que oferecia 1.905 vagas, foram convocados 5.546 profissionais (191% a mais do que o quantitativo de vagas), sendo 1.010 enfermeiros e 3.270 técnicos de enfermagem. Além disso, foram convocados 1.542 médicos do último concurso da categoria, totalizando mais de 7 mil profissionais. Desta forma, todos os candidatos classificados dentro das vagas já foram chamados. Assim, o banco de reserva do concurso já está zerado para diversas categorias e, para manter o compromisso de qualificar o atendimento à população, a Secretaria Estadual de Saúde lançou um novo certame, com 1 mil vagas, que terá o resultado final divulgado em janeiro de 2019.

Outras manifestações

Esta não foi a primeira manifestação ocorrida na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital da Restauração. Na semana passada, um grupo de técnicos de enfermagem, enfermeiros e outros profissionais de saúde da unidade hospitalar realizaram manifestações para pedir o pagamento de cinco meses de salários atrasados do quadro extra de funcionários. 

Trânsito

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foi acionada e foi ao local para orientar condutores e pedestres. O trânsito ficou lento nas proximidades.

Acompanhe no Twitter

TAGS
twitter jc trânsito
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory