Ônibus invade parada no Pina, no Recife, deixa um morto e feridos
O coletivo destruiu a parada e a senhora não teve tempo de qualquer reação. Morreu na hora. Barra de direção do veículo teria quebrado
Um ônibus de linha do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) invadiu uma parada no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, matou uma pessoa e deixou pelo menos outra ferida. O sinistro de trânsito (não é mais acidente que se diz. Entenda a razão) aconteceu por volta das 9h desta segunda-feira (27/6), na Avenida Conselheiro Aguiar (primeira parada após a Rua Tomé Gibson, que limita os bairros de Boa Viagem e Pina).
Há nove dias, uma motorista de ônibus perdeu o controle e provocou o tombamento de um coletivo do Consórcio MobiBrasil, em Camaragibe, no Grande Recife, deixando um morto e 25 feridos. Na época, a informação oficial foi de que a motorista teve um mal súbito. A empregada doméstica Maria da Conceição Cabral da Silva, 56 anos, estava próxima à porta traseira do ônibus. Iria descer na parada seguinte, cerca de 150 metros de onde houve o tombamento do coletivo.
Ônibus tomba e deixa diversos passageiros feridos em Camaragibe, no Grande Recife
Na colisão desta segunda, a vítima fatal é uma senhora (idosa) que estava na parada de ônibus. A identificação é Albertina Maria Gomes Asfora, 77 anos. Pelas primeiras informações repassadas pelos socorristas, a barra de direção do coletivo teria quebrado, provocando a perda de controle do veículo.
O ônibus destruiu a parada e a senhora não teve tempo de qualquer reação. Morreu na hora. As informações sobre os problemas no coletivo foram dadas pelo motorista do ônibus, que também passou mal diante da destruição provocada. Foi socorrido no local com pressão alta e depois encaminhado para uma unidade do Hapvida.
Uma segunda passageira também precisou de atendimento no local, mas foi liberada. O coletivo fazia a linha Jardim Piedade, operado pela empresa Borborema. A linha é uma das que operam com os veículos mais velhos da empresa, o que reforça a denúncia de que a barra de direção quebrou.
- Licitação das linhas de ônibus do Grande Recife: críticas começam a ser feitas à proposta do governo de Pernambuco
- Licitação das linhas de ônibus do Grande Recife: audiência pública acontece nesta terça. Veja como acompanhar
- Ônibus seguem sem previsão em tempo real no Grande Recife. Sistema prometido já virou lenda urbana
- Conheça o novo vale-transporte dos ônibus, criado em Goiânia
O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco estava no local e cobrou maior fiscalização do governo de Pernambuco, gestor do transporte público da Região Metropolitana do Recife através do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
FROTA VELHA
Quem anda de ônibus no Grande Recife percebe o envelhecimento da frota. Principalmente em algumas empresas, como é o caso da Vera Cruz e de parte da frota da Borborema.
“A Borborema não é como a Vera Cruz, sem dúvida, mas tem problemas em parte da frota também. É o caso da linha Jardim Piedade. A quebra da barra de direção, informada pelo motorista e confirmada pelos socorristas, é um reflexo da ausência de renovação da frota dos ônibus. Temos veículos rodando com mais de dez anos”, denuncia Aldo Lima, presidente do Sindicato dos Rodoviários.
O sindicalista criticou o fato de que, apesar dos subsídios públicos ao sistema - entre R$ 250 milhões e R$ 350 milhões por ano repassados pelo Estado - e dos aumentos das passagens, os operadores deixam a desejar na qualidade da frota. “Só querem saber de aumento da passagem e de subsídio, enquanto a frota de muitas empresas definham. Temos exceções, é claro, como é o caso da Pedrosa, Globo e Metropolitana, por exemplo, mas a frota está muito velha”, reforçou.
REAÇÕES
A empresa Borborema lamentou o sinistro de trânsito e se colocou à disposição para ajudar na investigação das causas e dar suporte às vítimas. Sobre o suposto problema mecânico, afirmou que somente a perícia técnica indicará o que houve e que só poderá se posicionar depois desse resultado.
Mas questionou a informação de que a linha Jardim Piedade opera com os veículos mais velhos da Borborema. Afirmou, inclusive, que o ônibus do episódio era de 2018, ou seja, com apenas quatro anos de operação.
Seguro dos ônibus do Grande Recife é extinto pelo Conselho de Transportes
Confira a nota:
“A Borborema lamenta profundamente a ocorrência envolvendo um veículo da linha 062 - Jardim Piedade nesta segunda-feira (27). A empresa abriu sindicância interna para apurar o fato e enviou uma equipe ao local para dar o suporte necessário aos envolvidos. A Borborema se solidariza com os parentes e amigos das vítimas e se coloca à disposição dos familiares e das autoridades competentes a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários e colaborar com a investigação sobre o caso”.
CTM
O governo de Pernambuco também se posicionou sobre o sinistro, já que é o gestor do sistema de transporte da RMR. Mas não disse muito. Ao contrário. Apenas que está acompanhando a perícia.
“O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) informa que, na manhã desta segunda-feira (27), o ônibus de número 807, que fazia a linha 062 – Jardim Piedade, bateu numa parada da Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro do Pina. O Consórcio está acompanhando o trabalho da perícia para saber o que causou o acidente e tomar as medidas cabíveis”.
INDENIZAÇÃO
Sobre a questão da indenização às vítimas - principalmente a família da mulher que morreu -, o CTM informou que os casos de indenização são tratados pelas vítimas diretamente com a empresa de ônibus, sem a necessidade de uma ação judicial para solicitá-la. Ainda em 2018, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) extinguiu o seguro dos passageiros.