Faixa Azul da Mascarenhas de Morais ganha novo trecho nesta segunda

Com novo trecho, equipamento passa a ter um total de 14 quilômetros na via
JC Online
Publicado em 16/12/2019 às 10:44
Com novo trecho, equipamento passa a ter um total de 14 quilômetros na via Foto: Foto: Diego Nigro/ Acervo JC Imagem


A Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ganha mais um trecho de Faixa Azul a partir desta segunda-feira (16). Com o novo trecho, que possui cinco quilômetros, o equipamento passa a ter um total de 14 quilômetros na via. Atualmente, a capital pernambucana conta com 58 quilômetros de Faixa Azul, de acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

No sentido Centro, o trecho tem início na altura da Rua Remígio e segue até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Mascarenhas de Morais. Já no sentido Aeroporto, a faixa começa na Rua Arthur Lopes até a Avenida Centenário Alberto Santos Dumont. Com isto, o equipamento completo tem início nas imediações da Rua Júlio Verne e termina na Avenida Centenário Alberto Santos Dumont.  A CTTU irá realizar manutenção da sinalização horizontal em todo trecho. 

Com funcionamento das 6h às 22h, a Faixa Azul tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem dos transportes públicos. De acordo com a CTTU, na Faixa Azul das avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira houve um ganho de 118% na velocidade dos transportes coletivos. Na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, o equipamento proporcionou um aumento de mais de 66% na velocidade dos veículos.

A Faixa Azul foi implantada no Recife em 2013, na Rua Cosme Viana, em Afogados, Zona Oeste. Em 2014, a Avenida Mascarenhas de Morais foi a segunda a receber o projeto.

Fiscalização da Faixa Azul

A fiscalização é feita por meio de rondas, realizadas por agentes de trânsito da CTTU. A Avenida Mascarenhas de Moraes conta também com fiscalização eletrônica. Os equipamentos funcionam conectados entre si e, quando os condutores são flagrados por duas ou mais câmeras, são notificados. Segundo o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para os condutores que desrespeitarem a sinalização é gravíssima, no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

TAGS
faixa azul CTTU Avenida Mascarenhas de Moraes
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory