Demorou uma década para uma das obras viárias mais caras do Recife ficar totalmente pronta. A Via Mangue, corredor expresso criado para melhorar o trânsito na Zona Sul, se arrastou por três gestões municipais, sendo construída e liberada em etapas, após inúmeros reestudos e sucessivos adiamentos. Neste domingo (17), finalmente, a via será entregue pela Prefeitura do Recife, em sua formatação original: garantindo a circulação de veículos nos dois sentidos: Centro e Zona Sul. A inauguração da pista leste (que permite a saída dos carros em direção ao Centro), no entanto, ainda não está confirmada para o fim de semana. A liberação ao público depende agora do calendário da presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda não confirmou se virá ou não ao Recife para participar do evento. A prefeitura afirmou que nesta sexta-feira (15) definirá, a partir da resposta do Palácio do Planalto, quando os motoristas, enfim, vão poder circular pelo último trecho da obra.
A conta final da Via Mangue terminou em R$ 431 milhões. Cerca de 95% da obra (R$ 412 milhões) foram bancados pela Prefeitura do Recife. O restante, R$ 19 milhões, veio do governo federal. Com a conclusão de todo o sistema viário, a maior mudança será a inversão do trânsito no Túnel do Pina, que agora passará a ter as quatro faixas no sentido único Zona Sul-Centro. Diferentemente da pista oeste – que permanece como via expressa – a via leste ganhará sete novos acessos, sendo três de entrada e quatro de saída (veja detalhe no mapa ao lado). A expectativa é que a nova via ajudará a reduzir 30% do volume de veículos da Avenida Boa Viagem (37 mil veículos/dia) e 15% do tráfego da Avenida Conselheiro Aguiar (36,5 mil veículos/dia). A velocidade máxima permitida na pista será de 60 quilômetros por hora. A fiscalização eletrônica já começa a funcionar assim que a via for liberada.
Para substituir a eliminação das duas faixas do túnel no sentido Centro-Zona Sul, será criado um binário entre as Ruas Nogueira de Souza e Arquiteto Augusto Reinaldo. A Arquiteto Augusto Reinaldo passará a ter circulação no sentido Avenidas Antônio de Goes-República Árabe Unida. Ela será usada como via de acesso ao Shopping RioMar e entorno. Já a Nogueira de Souza terá a circulação no sentido Rua Barão de Santo Ângelo-Avenida Antônio de Goes e será utilizada pelos motoristas que saem do centro de compras e ruas vizinhas.
A presidente da Companhia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, explicou que um dos principais benefícios da abertura da pista leste será a implantação do trecho de 5,8 quilômetros de Faixa Azul na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem e no Pina. “Fizemos todos os esforços para isso. Foram diversos estudos para garantir a instalação de mais um corredor segregado para ônibus na Zona Sul da capital. O trecho exclusivo vai do cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão até a Avenida Antônio de Goes. Ele vai se juntar ao da Avenida Domingos Ferreira, garantindo um trânsito mais rápido nos dois sentidos de circulação para 39 linhas de ônibus.
Antes sem espaço para ciclovia, a Via Mangue agora ganha uma faixa reservada para os ciclistas. O novo trecho vai integrar uma rota ciclável que totaliza sete quilômetros de extensão. O trajeto inclui 1,7 quilômetro já implantado na Avenida General Mac Arthur (continuação da Rua Antônio Falcão), os quatro quilômetros da Via Mangue, 850 metros da ciclofaixa da comunidade Jardim Beira-Rio e os 450 metros da ciclovia já existente no entorno do Shopping RioMar.