Ressocialização

Presidente da Funase é substituído após rebelião em Caruaru

Motim deixou sete adolescentes mortos e quatro feridos. No dia 25, três internos morreram durante rebelião em Timbaúba

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/10/2016 às 20:01
Foto: Reprodução/Cortesia para Rádio Jornal
Motim deixou sete adolescentes mortos e quatro feridos. No dia 25, três internos morreram durante rebelião em Timbaúba - FOTO: Foto: Reprodução/Cortesia para Rádio Jornal
Leitura:

Menos de 24 horas após a rebelião que deixou sete mortos na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, através de nota, que substituiu o presidente da entidade, Moacir Carneiro Leão Filho, pelo advogado Roberto Franca. De acordo com o comunicado, o novo gestor terá 60 dias para apresentar um plano de reestruturação da fundação. No último dia 25, três jovens foram assassinados durante um motim na Funase de Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana.

"Franca tem uma larga experiência no serviço público, na área de Direitos Humanos e Justiça, e acredito que é a pessoa certa para realizar uma reformulação imprescindível  na Funase", disse o governador no texto, reforçando que o Estado está se esforçando para que episódios como os de Caruaru e Timbaúba não se repitam.

A nomeação de Franca será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (1º) e será empossado na quinta (3), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco.

Perfil

Roberto Franca Filho nasceu no Recife em 20 de maio de 1951. É formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1974). Franca foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire (1975-1978). De 1978 a 1980, foi secretário de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 1980, passou a presidir o Centro de Cultura Professor Luís Freire, em Olinda, cargo no qual permaneceria durante dois anos. Entre 1985 e 1986 presidiu a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Em 1986, Franca coordenou o programa Mutirão contra a Violência, idealizado pela Prefeitura de Recife na gestão de Jarbas Vasconcelos. Foi secretário de Justiça de Pernambuco dos segundo Governo Miguel Arraes, de 1988 a 1990, quando passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública.

Em 1990, Roberto Franca foi eleito deputado federal. No primeiro ano de mandato atuou como membro titular das comissões de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Interior e de Defesa Nacional da Câmara. Em 1995, no terceiro Governo Arraes, voltou a assumir a Secretaria de Justiça, onde permaneceu até o final da gestão.

Com o término o governo, voltou a exercer o cargo de procurador judicial da Prefeitura de Recife. Atualmente, Franca é um dos integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. Roberto Franca é casado com Janeide Maria Gomes França e tem três filhas.

Confusão e morte no Agreste

Sete socioeducandos foram assassinados na noite do último domingo (30), na Funase de Caruaru. Segundo a Polícia Militar (PM), um dos mortos apresentava lesões na cabeça e teve as mãos decepadas. As demais vítimas morreram carbonizadas.

A Funase informou que brigas entre grupos rivais causou o tumulto e as mortes. A fundação informou ainda que as vítimas estavam nos alojamentos 1,2 e 4, que foram invadidos pelos agressores. Outros quatro internos ficaram levemente feridos.

Uma sindicância será aberta pela Corregedoria da Funase para apurar a rebelião. Ela terá 20 dias para ser concluída, mas o prazo pode ser prorrogado por igual período.

Com capacidade para 90 jovens, a Funase de Caruaru estava com 160 internos antes do início do motim.

Últimas notícias