Grupo encena espetáculo inspirado na vida do francês Antoine de Saint-Exupéry

Cia. Mútua (SC) foi uma das primeiras atrações do Festival Palco Giratório, que começou com apresentação da Cia. de Dança do Sesc Petrolina
Eugênia Bezerra
Publicado em 07/05/2012 às 8:22


Antes de escrever o famoso livro O pequeno príncipe, o francês Antoine de Saint-Exupéry foi piloto da Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. Foi nesta fase da vida do escritor que a Cia. Mútua (SC) buscou inspiração para o espetáculo de teatro de bonecos Um príncipe chamado Exupéry, encenado no Teatro Hermilo Borba Filho no sábado (5/5), como atração do Festival Palco Giratório. O trabalho recebeu muitos aplausos da plateia.

Assim que entravam no teatro, as pessoas eram recebidas pelo ator Guilherme Peixoto. Ele é o responsável por abrir a porta do cenário, que lembra um antigo hangar, e conduzir as pessoas para os seus lugares –- uma atenção válida para que todos consigam ver.

A peça acompanha viagens dos pilotos Exupéry, Jean Mermoz e Henri Guillaumet pelo mundo. Sem nenhum diálogo, a Cia. Mútua conquistou a atenção das pessoas durante os cerca de 50 minutos de apresentação, com momentos de emoção e humor.

Os catarinenses foram uma das primeiras atrações do Festival Palco Giratório, que continua até o dia 26 de maio, mas o evento de abertura contou com uma atração pernambucana. A Cia. de Dança mostrou o espetáculo Eu vim da ilha na sexta-feira (4/5), em um também lotado Teatro Barreto Júnior. A cerimônia de abertura também contou com um vídeo sobre a edição passada do festival (que é realizado nacionalmente pelo Sesc) e uma fala do coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho.

Eu vim da ilha é um espetáculo de dança contemporânea fruto de uma pesquisa feita na Ilha do Massangano, que fica no Rio São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro. O cenário lembra um terreiro pronto para a festa, com piso cor de areia e cordões de luzes. O clima animado do espetáculo logo cativou as pessoas. Usando música ao vivo pela primeira vez, o grupo contou com participações de músicos como Zé Manoel (ao piano), que também receberam muitos aplausos.

A matéria completa está no Caderno C desta segunda-feira (7/5), no Jornal do Commercio.

TAGS
Cia. Mútua Antoine de Saint-Exupéry Cia. de Dança do Sesc Petrolina Palco Giratório Sesc
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory