Blockbusters estrangeiros puxaram o aumento de público nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2015, segundo o boletim trimestral da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
O público nas salas entre 1º de janeiro e 1º de abril - 43,4 milhões de espectadores - foi 18,1% maior do que o do mesmo período no ano passado.
A plateia das produções nacionais, no entanto, foi 28,7% menor do que no primeiro trimestre de 2015: apenas Loucas pra casar, o segundo filme mais visto, está entre as dez maiores bilheterias.
Cinquenta tons de cinza foi o campeão de público no começo de 2015, seguido por Loucas pra casar, Bob Esponja: Um herói fora d’água e Os pinguins de Madagascar.
O relatório da Ancine mostra que no primeiro trimestre de 2015 dois lançamentos estrangeiros - Cinquenta tons e A série divergente - insurgente - estrearam em mais de mil salas no País.
Em 2014, três filmes nacionais estiveram entre as dez maiores bilheterias para o primeiro trimestre: Até que a sorte nos separe 2, Muita calma nessa hora 2 e S.O.S. Mulheres ao mar.
Além dessas produções, Alemão e Confissões de adolescente - O filme entraram em cartaz no segundo trimestre. Juntos, os cinco foram responsáveis por 97,1% do público nesse período.