CINEMA

Classificação de 18 anos a Aquarius repercute no Brasil e no mundo

O diretor Kleber Mendonça Filho está surpreso com a decisão do Ministério da Justiça

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 23/08/2016 às 17:19
DEYVISON NUNES/DIVULGAÇÃO
O diretor Kleber Mendonça Filho está surpreso com a decisão do Ministério da Justiça - FOTO: DEYVISON NUNES/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O longa-metragem pernambucano Aquarius, que teve pré-estreia brasileira no último sábado, no Recife, com a presença da atriz Sonia Braga e o diretor Kleber Mendonça Filho, numa sessão que levou mil pessoas ao Cinema  São Luiz, está envolvido numa nova polêmica com o governo do País, desta vez com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça, o órgão que atribui a classificação educativa às obras audiovisuais. Ontem, a SNJ determinou que Aquarius, em documento endereçado à distribuidora Vitrine Filmes, que o filme terá classificação indicativa de 18 anos, ou seja, os espectadores menores dessa faixa etária não poderão vê-lo nem sozinhos nem acompanhados por responsáveis.

"A gente ficou surpreso. Há vários outros filmes recentes do cinema brasileiro que têm uma postura honesta com a sexualidade e que pegaram 14 e 16 anos, como Boi Néon, Para Minha Amada Morta, Praia do Futuro e Tatuagem. Não estou querendo polemizar como se isso fosse represália de governo,  não tenho essa informação. O relatório que a gente recebeu é profissional, mas, a meu ver, excessivamente técnico. Eu acho que as pessoas têm que olhar para o filme, não para uma cartilha", comentou o diretor de Aquarius.

De acordo com o manual da classificação indicativa, o filme foi analisado na categoria de "sexo e nudez", que versa sobre os tópicos "sexo explícito" e "situações sexuais complexas/de forte impacto". O cineasta não concorda com a categorização de que seu filme seria pornográfico. "Eu reitero a informação de que não há sexo explícito neste filme. Muito provavelmente a forma como uma cena é filmada faz com que a cabeça do espectador junte essas coisas. Mas, efetivamente, não tem penetração e outras coisas que a gente espera de filme de sexo explícito", argumenta.

Kleber ainda citou filmes e cenas, igualmente fortes, que não obtiveram a classificação indicativa de 18 anos do SNJ. "Boi Neon tem uma cena de sexo muito boa e muito longa entre um homem e uma mulher. Tatuagem é outro filme muito franco em relação à sexualidade. Áta-me, de Pedro Almodóvar, lançado em 1991, foi classicado para 14 anos. É um filme meio porradinha, sobre um cara que sequestra a mulher que ele ama para ficar estuprando ela, até ela se apaixonar por ele".

CRÍTICAS 

Kleber Mendonça Filho e a equipe do filme vêm sendo criticados por membros do governo interino de Michel Temer desde o protesto no Festival de Cannes, em maio passado, quando o cineasta, técnicos e atores de Aquarius se posicionaram contra o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. Na semana passada, as críticas tiveram outro ponto de inflexão com os ataques do crítico Marcos Petrucelli, um dos membro da comissão que vai indicar o filme brasileiro para o próximo Oscar.

Apesar de tudo, Kleber disse que está tranquilo e feliz com a trajetória de Aquarius até agora. "A gente divulgou isso porque parece ser uma coisa final. Mas vamos ver, o filme está chegando com muita energia e muita força e isso se torna mais um ponto de discussão. Se fosse a situação de um filme que não chamasse a atenção, seria só uma informação que ele teria indicação de 18 anos. Mas agora isso virou um ponto de discussão e debate, está repercutindo muito. Obviamente, as pessoas ficam desconfiadas por causa da situação politica e isso entra na discussão. Mas, eu, pessoalmente, não estou propagando isso. O meu ponto é: será que esse é, realmente, um filme probido para menores de 18 anos? Será que tá correto isso?".

ESTREIA

A estreia de Aquarius nos cinemas brasileiros está marcada para o próximo dia 1º de setebro. O segundo país a lançar o filme no circuito comercial será a França, no dia 28 de setembro. "Eu falei com Saíd Ben Said, o coprodutor francês do filme, e ele me disse que só no dia 15 de setembro é que sai a classificação de lá. Mas ele está esperando  a classificação "Todos os Públicos" ou "2 anos". "Ele acha que o filme vai pegar 'Todos os Públicos', porque é normal que filmes como Aquarius sejam para todo o público na França", conclui Kleber. A informação da classificação para 18 anos já repercutiu na França, com reportagens em sites de revistas e jornais do país.

Últimas notícias