Petição pede Luiz Joaquim como coordenador do Cinema da Fundação

Documento online foi redigido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)
JC Online
Publicado em 20/01/2017 às 19:22
Documento online foi redigido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) Foto: Diego Nigro/JC Imagem


A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) lançou, nesta sexta-feira (20), petição online pedindo a nomeação do crítico Luiz Joaquim como coordenador do Cinema da Fundação, diante do anúncio de Ana Farache como ocupante da vaga. Lamentando o que considera "falta de reconhecimento institucional" em relação ao trabalho de Luiz, o documento é endereçado ao Ministério da Educação.

O cargo prevê a curadoria da programação dos cinemas da Fundação do Derby e Casa Forte e estava interinamente aos cuidados de Luiz Joaquim desde outubro de 2016, com a saída de Kleber Mendonça Filho. O nome de Luiz, portanto, era dado como certo para dar continuidade à gestão da qual ele fez parte ao lado de KMF desde 2001. A nomeação da fotógrafa Ana Farache, também idealizadora do festival Brasil Stop Motion, portanto, foi recebida com surpresa por muitos setores ligados ao audiovisual. Sobre o assunto, Kleber afirmou que, quando saiu, imaginava que só havia uma opção no sentido de continuidade e ela seria a efetivação de Luiz Joaquim, que seria uma sinalização do trabalho de 15 anos do crítico no Cinema da Fundação.

Leia o documento na íntegra:

"Ao Ministro da Educação Mendonça Filho

Ao Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti 

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema lamenta a falta de reconhecimento institucional por parte da Fundação Joaquim Nabuco com relação ao crítico pernambucano Luiz Joaquim, que desde 2001 trabalha como programador e coordenador de cinema desta autarquia ligada ao Ministério da Educação, com sede no Recife. No início desta semana, tornou?se público que, após 16 anos de dedicação e experiência, Luiz Joaquim não ocupará o cargo de chefia que já vinha exercendo interinamente desde outubro, quando Kleber Mendonça Filho pediu demissão.

A decisão surpreendeu profissionais do setor e a comunidade cinéfila como um todo.  Cabe aqui deixar claro que não se trata de defender interesses de um associado em detrimento da pessoa indicada pelo MEC / Fundaj, a fotógrafa e produtora Ana Farache, a quem recohecemos pela forte atuação cultural. Tampouco pretendemos questionar os mecanismos internos de funcionamento da instituição.  O que nos mobiliza é a defesa de um projeto de exibição referencial protagonizado por dois profissionais formados na crítica, tendo em vista a desvalorização e redução de tais espaços, tanto na imprensa quanto na programação de salas. Neste sentido gostaríamos de destacar o excelente trabalho realizado por Luiz Joaquim, que atuou de maneira fundamental para que o Cinema da Fundação se tornasse uma referência nacional em qualidade técnica, de programação e formação de público. 

Estamos cientes de que a escolha da pessoa que irá exercer o cargo é de competência da Fundação Joaquim Nabuco, mas gostaríamos de reforçar que essa escolha, da maneira como foi tomada, ameaça a continuidade de um projeto central para o estímulo e renovação da cultura cinematográfica no Recife, comprometendo um ambiente favorável a novos criticos e realizadores de destaque no Brasil e no exterior.  Assim sendo, a Abraccine convida a todos para assinar esta petição, que solicita uma reavaliação por parte da presidência da Fundaj no sentido de que o comando deste importante espaço cinéfilo seja definido de forma transparente e democrática, em consonância com a sociedade e representantes do segmento audiovisual."

TAGS
Ana Farache Cinema da Fundação Luiz Joaquim
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory