Quando completou cem anos, o arquiteto Oscar Niemeyer afirmou que a vida era um minuto. A partir dessa definição, o arquiteto, urbanista, artista e escritor Paulo Roberto Barros decidiu chamar o seu livro de 20 segundos (Edição do Autor), calculando que os artigos e textos feitos entre 1976 e 2013 equivalem aproximadamente a esse período. A obra ganha noite de autógrafos quinta (4/12), a partir das 18h, no Museu do Estado.
O volume reúne textos publicados em jornais, discursos proferidos em eventos e artigos inéditos em 194 páginas. Os rumos dos centros urbanos, a vida atual, reflexões pessoais e artísticas estão na pauta da obra. Especialmente em temáticas sobre a cidade, Roberto se usa da sua experiência como arquiteto e urbanista para falar com propriedade dos assuntos – é dele a concepção da Praça do Marco Zero e também foi ele quem compôs os murais da Sudene e da Faculdade de Administração da UPE.
A renda obtida com 20 segundos será revertida para uma instituição de caridade, a Casa de Frei Francisco, parte do Instituto Dom Hélder Câmara. O espaço ajuda jovens do bairros dos Coelhos e do Coque.