Ex-integrantes do Cordel retomam carreira

Clayton Barros e Emerson Calado voltam à estrada depopi de dois anos
JOSÉ TELES
Publicado em 18/04/2012 às 6:00


DO violonista e guitarrista Clayton Barros, ex-Cordel do Fogo Encantado está com disco pronto e lançamento previsto para junho. Retomou de vez a carreira. Formou o grupo Os Sertões com Rafael Duarte (baixo), Deco Trombone (sopros), Perna (bateria) e aprontou pela Sunset Records (de dois músicos da Riveraid) o álbum A idade do metais, que se distancia do estilo meio messiânico, do Cordel do Fogo Encantado. Tem participação de Otto (na faixa A pedra, de Rafael Duarte) e muitos outros convidados: Felipe Falcão (digital Groove), Yuri Queiroga, Bactéria, Vinicius Sarmento, Jr. Black. O álbum é recheado de metais (daí o trocadilho no título) e em três faixas conta com uma big band. Clayton Barros é autor de quase todas as canções e fez releituras de Galope rasante, de Zé Ramalho (lançado por Amelinha, no disco Frevo mulher, de 1978), e Wheels, de uma cultuada trilha sonora feita por Les Baxter para o filme Hell's belles (dirigido por Maury Dexter, 1970).
Não por acaso, uma das canções intitula-se Do zero. Foi deste patamar que Clayton confessa ter iniciado a carreira solo: “O fim da banda me levou a uma mudança total na minha vida, na vida da minha família, foi um processo dolorido. A banda acabou quando a gente estava no meio de um processo de criação de um novo disco. Investimos muita grana na pré-produção. Se a gente não tivesse investido tanto teria saído com grana para segurar a onda por um tempo. Pior que tínhamos as músicas, mas não gravamos nada. O disco não existiu, e provavelmente nunca existirá. Foi um equívoco, até porque a banda acabou sem a gente esperar”O ex-baterista do Cordel do Fogo Encantado Emerson Calado estreou, sábado passado, em Arcoverde um novo projeto com a banda Nume, formada por Joaquim Izidro (voz e violão), Caio Sotero (guitarra e voz), Alex Nicolas (baixo e teclado).

Discreto em sua época de Cordel do Fogo Encantado, Emerson Calado de certa forma frustrou fãs do seu ex-grupo porque, mesmo que assine boa parte da música da Nume, ele tocou bateria, deixando os vocais com Joaquim Izidro e Caio Sotero: “Este meu comportamento está implícito no próprio título do EP que a gente lançou, A calma. Eu sabia que haveria esta expectativa, porém a minha força maior de comunicação está na percussão. Cantar, tocar outros instrumentos tenho quem faça na banda”, explica o música paulista de nascimento, mas que veio para Arcoverde criança. Considera-se arcoverdense, mas com o fim do Cordel acabou voltando para sua cidade natal.
A Nume nasceu no ano passado, quando Emerson Calado foi convidado para participar de um grupo chamado O Espelho D’água. Quando ele foi tocar com a nova banda trouxe várias canções, melodias e letras conceituais. Terminou a Espelho D’água mudando o nome para Nume: “O nome abriga uma diversidade de significados, mas basicamente é influxo, inspiração divina”, explica Emerson Calado.

A estreia da Nume em Arcoverde, com um pop progressivo, meio Clube da Esquina, com uma temática que tem ainda a ver com os sertões: “As músicas para um disco completo estão prontas. colocamos um projeto na lei de incentivo. Enquanto isso, vamos continuar gravando aos poucos.

TAGS
Clayton Barros Emerson Calado Cordel do Fogo Encantado
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory