ENCONTRO

Portugal realiza festival com escritores lusófonos, em Óbidos

Entre os convidados brasileiros estão Ruy Castro, Luís Fernando Veríssimo, Gregório Duvivier e João Paulo Cuenca

Eliane Trindade/Folhapress
Cadastrado por
Eliane Trindade/Folhapress
Publicado em 20/10/2015 às 13:50
Folio/Divulgação
Entre os convidados brasileiros estão Ruy Castro, Luís Fernando Veríssimo, Gregório Duvivier e João Paulo Cuenca - FOTO: Folio/Divulgação
Leitura:

O primeiro Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, reuniu neste domingo (18/10) o escritor angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto para um aula sobre literatura africana. Batizado de Folio, o evento vai até o domingo (25/10) com uma programação intensa envolvendo figuras do panorama literário e artístico lusófono durante 11 dias.

A cidade medieval situada a 84 km de Lisboa abriu seu belo casario e antigas tabernas, conventos e igrejas para tertúlias literárias, shows e performances artísticas, em um cenário dominado pelo castelo e suas muralhas.

Agualusa define o festival como uma grande festa literária, do livro e das ideias. "Muito focada na literatura portuguesa e na lusofonia, em particular no Brasil, mas em esquecer o resto do mundo", diz. Ele é curador do Folio Autores.

Além dos dois escritores de origem africana, participam do festival cerca de 200 autores e diversos artistas ligados à música, ao teatro, à pintura e ao cinema de Portugal e suas ex-colônias.

Entre os convidados brasileiros estão Ruy Castro, Luís Fernando Veríssimo, Gregório Duvivier e João Paulo Cuenca.

Duvivier ocupa a Tenda Editores nesta sexta (23/10) para falar do seu livro Caviar é uma Ova. Em dose dupla, ele faz na sequência o Stand Up Poetry na Tenda dos Autores.

Já Veríssimo participa de mesa ao lado de Ricardo Araujo Ferreira, apresentados como "os dois maiores escritores de humor no mundo de língua portuguesa."

No sábado (24/10), Ruy Castro e Nelson Motta entabulam uma conversa sobre o Rio, na vasta programação do festival que teve início no dia 15/10 (a programação completa está em www.foliofestival.com).

João Paulo Cueca participa do "brunch literário" no domingo (25/10), dia do encerramento do Folio, que tem como última atração um concerto em homenagem à Carmen Miranda com o grupo Real Combo Lisbonense.

Pela Tenda dos Concertos já se apresentaram o fadista Antônio Zambujo e a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, que cantaram temas de Caetano Veloso. Chico Buarque será homenageado na noite de sábado (24/10), em um concerto de Cristina Branco e Mário Laginha Trio.

São previstos 36 shows. O da noite de abertura foi um dueto de Miúcha e Georgiana de Moraes. A irmã de Chico Buarque e a filha de Vinicius de Moraes fizeram um espetáculo só com músicas do "Poetinha" e encantaram o público com suas histórias, entre elas a paixão do brasileiro por Óbidos. "Ele queria comprar uma casa aqui", relatou Georgiana.


Últimas notícias