Em Lemonade, Beyoncé transforma o privado em político

Álbum visual está disponível apenas no Tidal
Do JC Online
Publicado em 24/04/2016 às 12:32
Álbum visual está disponível apenas no Tidal Foto: Reprodução


Como havíamos especulado, Beyoncé divulgou seu sexto álbum, Lemonade, sábado (23), no canal americano HBO. Assim como seu predecessor, lançado de surpresa em 2013, a obra é um álbum visual, com clipe para cada uma das 12 faixas. Dividido em capítulos, que vão da dor ao "renascimento', o trabalho pode ser considerado o mais pessoal e político da artista, tratando tanto de sua relação com o marido, Jay-Z, memórias familiares, patriarcado, racismo e cultura negra.

Com participações de artistas como Jack White, Kendrick Lamar e The Weeknd, o álbum está disponível apenas no serviço de streaming Tidal, do qual Beyoncé e seu marido são sócios. O título do disco, limonada, em tradução literal, pode ter várias interpretações: alguns acreditam que é uma crítica ao racismo institucionalizado, já que, nos EUA, por décadas, mulheres negras usaram o limão e produtos a base dele para tentar clarear a pele, já que se tinha a crença de que, como ele embranquecia roupas, também o faria com a cutis. Pode também ser entendido como uma metáfora da vida: às vezes somos "presenteados" com um limão, mas dele precisamos fazer algo maior. No trabalho, ela parece ressaltar essa questão em relação  à vivência das mulheres negras, situação que Beyoncé faz questão de deixar explícita no trabalho, tanto a partir de falas de Martin Luther King, quanto de personagens ligados à sua vida pessoal.

Com Lemonade, Beyoncé comprova não estar mais preocupada em seguir tendências ou estabelecer seu lugar na indústria cultural. Ela já sabe que é um ícone e usa dessa certeza - tanto financeira quanto imaterial - para fazer um trabalho experimental, estranho, que vai do hip hop, ao country, passando pelo trip hop, r&b alternativo e reggaer. Agora, não é mais ela que se adequa ao mercado e sim o contrário. Em 2013, numa sexta-feira, quando lançou seu álbum surpresa, o dia oficial de comercialização de álbums era a quinta-feira. O mercado modificou essa tendência graças à influência de Beyoncé. Mais uma vez, no entanto, ela parece querer reafirmar: não vai seguir regras, mas sim, fazer do seu jeito. Lançou Lemonade em um sábado.

Experimental, maduro e coeso, Lemonade reafirma a posição de Beyoncé entre as artistas mais completas a surgir nas últimas décadas. Cada passo seu deve ser observado com atenção, pois pode transformar a forma como consumimos música e a própria cultura pop.

 



TAGS
Beyoncé
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory