O cantor Roberto Carlos será homenageado como Personalidade do Ano nos prêmios Grammy Latino, o maior festival de música latino-americano realizado anualmente em Las Vegas, informou nesta terça-feira a organização.
"Falar sobre o Brasil é falar de Roberto Carlos", disse Gabriel Abaroa, presidente da Academia Latina da Gravação nos Estados Unidos.
"Seu imenso talento, paixão e dedicação ao seu ofício fez dele uma das maiores vozes e um dos maiores compositores da música latina. É com grande orgulho que nós honramos um tesouro musical e esperamos, ansiosamente, celebrar sua carreira e seu legado musical indelével".
A cada ano, um dia antes da entrega dos Grammy Latino, um artista é homenageado em um concerto pela miríade de estrelas convocadas para a premiação.
Assim, o autor de sucessos românticos como Amigo, Proposta e Lady Laura se junta a outros homenageados como Miguel Bosé, Placido Domingo, Gloria Estefan, Vicente Fernandez, Juan Luis Guerra, Carlos Santana, Joan Manuel Serrat, Shakira e Caetano Veloso.
Roberto Carlos, que de acordo com a Academia vendeu mais de 120 milhões de álbuns na América Latina, cantou em espanhol, italiano, inglês e francês, além do português, durante sua carreira de 55 anos.
Nascido no Espírito Santo em 1941, o prolífico cantor ganhou quatro Grammy Latino e, em 1988, o Grammy Anglo de melhor performance pop latina.
A 16ª edição do Grammy Latino acontece no hotel cassino MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (Nevada, oeste).