FMI: fragilidades estruturais freiam expansão do Brasil

Fundo aponta baixo nível de poupança e investimentos, má qualidade da educação, reduzida produtividade e frágil Estado de Direito como fatores decisivos
Danilo Galindo
Publicado em 10/10/2014 às 10:00


Mesmo com a realização de reformas, Brasil e México não terão crescimento asiático em razão de fragilidades estruturais, como baixo nível de poupança e investimentos, má qualidade da educação, reduzida produtividade e frágil Estado de Direito, disse na quinta-feira, 09, o diretor do Departamento para o Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alejandro Werner.

Ainda assim, a adoção de reformas definirá a diferença entre crescer menos de 2% e alcançar expansão de 4% no fim do próximo governo, ressaltou o economista-chefe do Itaú, Ilan Goldfajn, em painel sobre América Latina durante a reunião anual do Fundo. O Brasil que surgirá de cada um desses cenários será totalmente diferente. "Com 4%, é possível dobrar a renda em 20 anos. Com 1 5%, isso vai demorar muito mais tempo", observou em entrevista.

Ex-diretor de Política Econômica do Banco Central, Goldfajn afirmou que será impossível o Brasil manter as conquistas sociais da última década sem expansão do PIB. "Não dá para preservar os ganhos sociais e a renda se crescer zero." Qualquer que seja o próximo presidente, ele terá de priorizar reformas que aumentem a produtividade e a eficiência da economia e mudem o modelo de desenvolvimento baseado no consumo para um que seja impulsionado pelo investimento, defendeu.

Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI, também defendeu que o futuro governo brasileiro realize reformas. "Muitas reformas estruturais são necessárias. O trabalho maciço em infraestrutura hoje em curso e algumas reformas têm de avançar e ser completadas", disse Lagarde em outro painel.

Pessimismo 

O México adotou uma série de reformas estruturais, a mais recente delas no setor de energia. Com as mudanças, o país se transformou em um dos favoritos dos mercados financeiros na região, ainda que registre baixo crescimento. Ao mesmo tempo, o Brasil passou a ser visto com pessimismo, agravado em um cenário de possível reeleição da presidente Dilma Rousseff. 

"Eu trabalhava no governo mexicano no momento em que eles (mercados) estavam nos criticando e glorificando o Brasil. Agora é o oposto. Acredito que a verdade está provavelmente no meio", ressaltou Werner, que é mexicano.

Na avaliação de Goldfajn, a elevação dos juros nos Estados Unidos a partir do próximo ano é uma ameaça mais real para o Brasil do que uma eventual desaceleração acentuada da China, que ele considera improvável. Mas o efeito da mudança na política monetária da maior economia do mundo terá efeito por um período limitado, na forma de volatilidade do câmbio e aumento da saída de capitais do país. Passada a turbulência, o Brasil se beneficiará da maior demanda americana. "O juro só sobe quando uma economia está crescendo, o que não pode ser uma má notícia. No momento da subida do juro, tem que segurar a onda. Depois, se beneficia."

O vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, afirmou em outro painel que os mercados estão "mais ou menos" certos ao prever que o ajuste dos juros começará a ocorrer em meados de 2015. Mas ele ressaltou que a decisão estará condicionada às estatísticas sobre o comportamento da economia. 

Os últimos dados sobre criação de postos de trabalho e crescimento do PIB indicam que os Estados Unidos estão se fortalecendo. No mês passado, o desemprego caiu para 5,9%, na primeira vez em que o indicador ficou abaixo de 6% desde a crise financeira de 2008. 

As atas do Federal Reserve afirmam que a primeira elevação dos juros ocorrerá em um "tempo considerável" depois do fim do estímulo monetário representado pela compra de ativos, pela qual a autoridade monetária injeta recursos na economia. A conclusão do programa deve ser aprovada na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, no fim deste mês.

TAGS
FMI EXPANSÃO crescimento economia brasileira estrutura
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory