Os pedidos de falências caíram 3,1% no período de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Boa Vista SCPC e foram obtidos em primeira mão pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.
O resultado foi afetado pela redução de 23,5% no número de pedidos registrada em outubro em comparação a setembro e de 19 2% na comparação de outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado.
Segundo a Boa Vista SCPC, o total de falências decretadas em outubro ficou praticamente estável, registrando uma retração de 0,6% no acumulado do ano na comparação com o mesmo período de 2013. Na comparação de outubro com setembro deste ano, as falências decretadas recuaram 31,3%. Na comparação interanual (outubro de 2014 ante outubro de 2013), houve queda de 2,1%.
Já os pedidos de recuperação judicial cresceram 7,6% entre janeiro e outubro de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Na mesma base de comparação, o total de recuperações judiciais deferidas registrou uma queda de 5,2%.
Aparentemente, os dados sugerem uma maior resiliência dos empresários brasileiros. "Apesar do baixo crescimento observado na atividade econômica em 2014, a insolvência das empresas continua recuando na comparação com o mesmo período de 2013", escreve em nota a equipe da Boa Vista SCPC.