Veja como viajar de graça em um avião da Força Aérea Nacional

Voos são mais frequentes entre capitais
Da editoria de economia
Publicado em 05/07/2017 às 10:52
Estes quatro países proibiram as aeronaves do Catar de sobrevoarem seu espaço aéreo e seus aeroportos, romperam suas relações comerciais e marítimas e fecharam suas fronteiras Foto: Foto: Qatar Airways/Divulgação


Cidadãos brasileiros têm direito garantido por lei de viajar gratuitamente e quantas vezes desejarem em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) dede que haja vagas na aeronave. Para conseguir embarcar, basta comparecer à base aérea mais próxima, preencher uma ficha de inscrição e esperar ser chamado para o voo de seu interesse dentro do espaço de até dez dias. Também é possível consultar os destinos com embarque datado em poucos dias. 

A inscrição deve ser realizada nas bases aéreas e a possibilidade de ser convocado para voar depende de algumas variáveis, como a disponibilidade de voos de casa base - são mais frequentes as viagens entre as principais capitais do país. É importante ressaltar que os voos não são regulares, portanto não há datas nem horários definidos com antecedência.

A ordem de prioridade para embarque são autoridades políticas do país e chefes de estado, além de oficiais da Aeronáutica, Marinha, Exército e seus familiares. Por último está o cidadão comum. 

Os modelos de aeronaves para embarque são de menor porte na comparação com as companhias aéreas e geralmente não há serviço de bordo. O passageiro pode embarcar em um jato C99, que costuma transportar autoridades, ou até em um turbo-hélice Bandeirante, um cargueiro com capacidade para cerca de 20 pessoas

Em Pernambuco, a única base aérea do Estado fica localizada no Recife (Av. Maria Irene, s/n - Jordão), e funciona das 9h até 17h.

BAGAGEM

A FAB não restringe o peso da bagagem transportada pelos passageiros, mas esclarece que a prioridade para embarcar será de quem estiver transportando menos malas. 

VEJA AS MELHORES COMPANHIAS AÉREAS DO MUNDO:

Foto:  Qatar Airways/Divulgação
1 - Qatar Airways - Foto: Qatar Airways/Divulgação
Foto: Singapore Airlines/Divulgação
2 - Singapore Airlines - Foto: Singapore Airlines/Divulgação
Foto:  ANA All Nippon Airways/Divulgação
3 - ANA All Nippon Airways - Foto: ANA All Nippon Airways/Divulgação
Foto: Emirates/Divulgação
4 - Emirates - Foto: Emirates/Divulgação
Foto: Cathay Pacific/Divulgação
5 - Cathay Pacific - Foto: Cathay Pacific/Divulgação
Foto: EVA Air/Divulgação
6 - EVA Air - Foto: EVA Air/Divulgação
Foto: Lufthansa/Divulgação
7 - Lufthansa - Foto: Lufthansa/Divulgação
Foto: Etihad Airways/Divulgação
8 - Etihad Airways - Foto: Etihad Airways/Divulgação
Foto: Hainan Airlines/Divulgação
9 - Hainan Airlines - Foto: Hainan Airlines/Divulgação
Foto: Garuda Indonesia/Divulgação
10 - Garuda Indonesia - Foto: Garuda Indonesia/Divulgação
TAGS
viagem turismo avião FAB
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory