bahia

Bolsonaro inaugura projeto de energia solar em Sobradinho nesta segunda

De acordo com a Chesf, o projeto é considerado o maior de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de tecnologia flutuante no país, em reservatório de hidrelétrica

Do jornal Correio para a Rede Nordeste
Cadastrado por
Do jornal Correio para a Rede Nordeste
Publicado em 05/08/2019 às 9:47
Foto: Divulgação/Chesf
De acordo com a Chesf, o projeto é considerado o maior de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de tecnologia flutuante no país, em reservatório de hidrelétrica - FOTO: Foto: Divulgação/Chesf
Leitura:

Jair Bolsonaro (PSL), visita a Bahia pela segunda vez desde que assumiu o cargo, nesta segunda-feira (5). O presidente da República participa da inauguração da 1ª Etapa da Usina Solar Flutuante, na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizada na BA-314, na cidade de Sobradinho. 

Bolsonaro estará acompanhado do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite, e do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior. De acordo com a Chesf, o projeto é considerado o maior de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de tecnologia flutuante no país, em reservatório de hidrelétrica.

Mais uma vez, o presidente não contará com a companhia do governador do estado, Rui Costa (PT), que está em Brasília nesta segunda-feira. Na capital federal, o petista deve visitar embaixadas e ministérios, antes de seguir para São Paulo.

Usina

Essa é primeira etapa da implantação da usina solar fotovoltaica flutuante na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no sertão da Bahia. O projeto é da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Os painéis solares foram colocados no rio São Francisco. Neste primeiro momento, o empreendimento será inaugurado com capacidade instalada de 1 Megawatt pico (MWp) e será para consumo interno da Usina de de Sobradinho.

O projeto visa atender a uma potência instalada de 1 MWp, com um total de 3.792 painéis solares. Esse sistema utiliza uma área de lago de, aproximadamente, 11 mil metros quadrados (m²) para a instalação. A expectativa é que, ao todo, a capacidade da usina seja de 2,5 MWp até o fim deste ano. O investimento para todo o projeto é de R$ 55 milhões.

Últimas notícias