Prioridade é a geração de renda

Fundação desenvolve projetos de qualificação profissional
Adriana Guarda
Publicado em 04/09/2011 às 19:28


Depois do Lar Dona Conceição, os projetos da Fundação Pedro Paes Mendonça foram se multiplicando. Hoje, os 2 mil moradores da Serra do Machado contam com um Centro de Educação Básica, a Clínica Dona Dudu, Biblioteca Comunitária, cooperativas de artesanato e confecções e o Bairro do Futuro. Após preparar o povoado com equipamentos básicos de saúde, educação e cultura, o desafio é estimular ainda mais a profissionalização e a geração de renda.

Há 3 anos, a Fundação fechou parceria com o Senai/Sesi para qualificar os alunos que cursaram o ensino fundamental no Centro de Educação Básica Maria Auxiliadora e estão saindo para o ensino médio. Todos os anos, dez estudantes são selecionados para cursar sete modalidades de cursos técnicos.

No Centro de Educação Básica, os alunos são educados para ser cidadãos. A escola funciona em horário integral, oferecendo da educação infantil ao ensino fundamental. A diretora Débora Guerra explica que no horário da manhã é oferecido o currículo básico e à tarde os alunos participam de oficinas de música, teatro, dança e esportes. O centro atende a 300 alunos da Serra do Machado e de quatro povoados vizinhos. Por dia são preparadas 900 refeições para os estudantes.

As cooperativas de artesanato e confecções realçam o projeto de geração de renda. O Grupo JCPM cedeu, gratuitamente, uma loja no Shopping Jardins, em Aracaju, para a comercializar o trabalho das 77 artesãs da cooperativa da Serra do Machado. A fundação também apoiou a Cooperativa de Confecções, oferecendo cursos de corte e costura ministrados pelo Senai.

TAGS
Responsabilidade social Fundação Pedro Paes Mendonça Grupo JCPM
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory