A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registrou um aumento de 2% na venda de energia no período de janeito a outubro de 2015, comparando com o ano anterior. “É um crescimento importante pela situação geral do País. A entrada em operação da fábrica da Jeep, em Goiana, impactou o consumo de energia, o residencial não caiu e o comércio também sustentou (continuou) o mesmo patamar”, explica o presidente da Celpe, Antônio Carlos Sanches. Historicamente, o Estado de Pernambuco apresentava taxas de crescimento médias anuais que variavam entre 5,5% e %. O consumo de energia caiu 1,7% no País devido ao desaquecimento da economia nos dez primeiros meses deste ano. Essa queda foi puxada principalmente pela queda do consumo na indústria.
Apesar da economia continuar em crise, a distribuidora trabalha com um crescimento de 4,5% do consumo de energia em 2016. “Em Pernambuco, quem vai continuar puxando o crescimento do consumo é a Jeep”, conta Sanches. Na expectativa da distribuidora, somente a fábrica da Jeep será responsável por 1% do aumento do consumo previsto para o próximo ano. A unidade da Jeep entrou em operação em abril último e produz os carros da marca na cidade de Goiana, na Mata Norte do Estado.
Nesta segunda-feira (21/12), a diretoria da Celpe fez um balanço do ano que está terminando, anunciou novas iniciativas para 2016 num encontro realizado para jornalistas.