Fecomércio prevê queda de 8,4% nas vendas do Dia das Mães

Data é a segunda mais celebrada pelo varejo, mas com o consumidor em posição de defesa, deve ter resultados negativos
JC Online
Publicado em 04/05/2016 às 10:05
Data é a segunda mais celebrada pelo varejo, mas com o consumidor em posição de defesa, deve ter resultados negativos Foto: Foto: Heudes Regis/JC Imagem


Com o consumidor em posição de defesa, empresários do comércio mantêm-se conservadores quanto às expectativas de vendas para o Dia das Mães, segunda melhor data de vendas do setor, comemorada neste domingo (8). Dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio PE) mostram que, no geral, os lojistas da Região Metropolitana do Recife (RMR) preveem redução de 8,4% nas vendas. Nos shoppings, onde há menos pessimismo, a meta é reforçar o relacionamento com o cliente.

“As vendas vão cair 8,4%, mas quando dividimos em comércio tradicional e shoppings, o tradicional sofrerá mais. Estima-se que no primeiro a queda será 10,8% enquanto nos shoppings 2,8%. Essa diferença está tem relação às preferências das famílias com renda até dois salários mínimos que preferem o comércio tradicional”, esclarece o economista do Instituto Fecomércio, Rafael Ramos, em nota à imprensa. Entre os seis shoppings consultados pela reportagem, somente o RioMar Shopping e o Guararapes divulgaram suas estimativas em relação às vendas, que foram de crescimento de 6,5% e 5%, respectivamente. 

A pesquisa da Fecomércio PE mostra que os consumidores estão menos dispostos a comprar presentes para as mães: a intenção caiu 6,3% em relação ao mesmo período de 2015. Para compensar esse desânimo, os shoppings investiram em ações de relacionamento. No RioMar Shopping, um celular gigante chama a atenção dos clientes para tirar fotos e montar um cartão virtual personalizado para enviar por email, dentro da campanha “Emocionar sua mãe é a melhor escolha”.

O Plaza Shopping optou por promover uma programação cultural, chamada Dueto para Mães, em que músicos pernambucanos farão pocket shows neste fim de semana e no próximo. Este sábado (7), o Shopping Guararapes terá palestra a médica pediatra Ana Escobar, a partir das 10h, para falar sobre gravidez e os dois primeiros anos de vida do bebê – além de promover uma feira de flores. Já o Tacaruna e o Shopping Recife farão ações ligadas às vendas: o Tacaruna vai sortear um vale-compras no valor de R$ 50 mil; e, no Recife, os clientes ganham um kit com três perfumes a cada R$ 300 em compras.

TAGS
Dia das Mães varejo comércio PREVISÃO
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory