Painel do Seminário Soluções Urbanas - Turismo trouxe experiências brasileiras de sucesso

O seminário aconteceu no auditório do SJCC e integra as comemorações dos 100 anos do JC
JC Online
Publicado em 27/11/2019 às 13:26
Foto: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem


Experiências de sucesso no Brasil. O segundo painel do seminário Soluções Urbanas - Turismo, realizado no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) nesta quarta-feira (27), trouxe os bons exemplos no Brasil das cidades de Salvador (BA), Paraty (RJ) e Gramado (RS). O evento integra as comemorações dos 100 anos do Jornal do Commercio, e traz especialistas, profissionais, empresários, gestores públicos e estudantes da área de turismo para discutir estratégias para o setor. O seminário é apresentado pela jornalista Lílian Fonseca.

O segundo painel foi aberto com a apresentação de Antônio Barretto Júnior, diretor da secretaria de Turismo, que veio representando Cláudio Tinoco, secretário de Turismo e Cultura de Salvador, na Bahia, que não conseguiu participar do evento devido a problemas de saúde. O diretor falou sobre a requalificação de equipamentos públicos e culturais de Salvador, além do Centro Histórico da cidade. Antônio também frisou as obras realizadas na orla e a construção do Centro de Convenções, que deve ficar pronto ainda este ano.

"Salvador tem muitas obras hoje. É difícil chegar em algum local que não tenha uma obra. A gente vem desde 2013 investindo na cidade. Salvador virou moda, está na boca do povo. É de muito orgulho para a gente. Tivemos, no último feriado, 93% da ocupação da rede hoteleira", relatou. O diretor também ressaltou a importância das redes sociais para a atração de mais turistas para a cidade. "Hoje somos vanguarda a nível nacional, porque fomos os primeiros a ter a descentralização da comunicação e do turismo nas redes sociais. Contratamos uma agência que responde todos os comentários", acrescenta.

Em seguida, o prefeito de Gramado (RS), João Alfredo de Castilhos Bertolucci, destacou a importância do turismo para o município. O setor representa 86% da economia da cidade, de acordo com Bertolucci. Segundo ele, tudo isto se deve ao investimento em hospitalidade e em um calendário de eventos que vai além do Natal Luz. "Gramado se emancipou em 54 e em 55 fez a primeira festa. Hoje temos mais de 200 hotéis. Temos em Gramado muitos eventos por ano, dos oficiais, o mais caro é o Natal Luz, porque são mais de 80 dias de festa", explica.

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory