Depois de dois anos de domínio do Brasil no Mundial de Surfe, a o título de 2016 está sendo celebrado pelo Havaí. Na manhã desta terça-feira (25), John John Florence venceu a etapa de Peniche, em Portugal, da Liga Mundial da modalidade e ergueu o troféu com uma rodada de antecedência. Na decisão, o havaiano de 24 anos desbancou o norte-americano Conner Coffin, mas já tinha confirmado o título com a sua passagem à final do torneio e a eliminação do sul-africano Jordy Smith na semifinal. Smith era o único que poderia levar a disputa para Pipeline, último evento do ano, e no qual o campeão de 2014, Gabriel Medina, teria chances de chegar ao bi.
Foi o primeiro título mundial de John John, que é conhecido na elite como "Fenômeno Havaiano". "Toda a minha vida me levou na direção deste título. Não consigo acreditar que sou o campeão mundial. Essae era o meu objetivo, o meu sonho. Estou 'amarradão'", celebrou.
Com o resultado obtido em Peniche, John John chegou aos 56.400 pontos e não pode mais ser superado por nenhum rival. Gabriel Medina segue na vice-liderança do campeonato. Porém, com 45.450 pontos, não conseguirá alcançar o havaiano mesmo se vencer a última etapa, em Pipeline, em dezembro (janela de competição entre os dias 8 e 20).