Nem parece, mas em 2016 foram completadas três décadas da primeira prova do então circuito mundial da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) no Brasil, realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com vitória de Dave Macaulay. Para comemorar a data a "Joaca" recebe, entre os dias 1 e 6 de novembro, a etapa comemorativa do Hang Loose Pro Contest 30 anos, que contará pontos para o ranking sul-americano da WSL e para o WQS.
Por conta da ocasião especial, o "cast" de estrelas será liderado pelos campeões mundiais Adriano de Souza, o Mineirinho (2015), e Gabriel Medina (2014). Mineirinho, porém, vai ter a responsabilidade de representar a torcida local, afinal, ele agora é um morador da "Ilha da Magia". Além dos campeões, outros grandes nomes do País na elite do surfe estarão presentes, como os brasileiros Miguel Pupo, Jadson André e Alejo Muniz. As atrações internacionais confirmadas são os australianos Jack Freestone e Ryan Callinan, o norte-americano Kanoa Igarashi e o havaiano Keanu Asing.
"Será um evento de alto nível e uma boa preparação já pensando em Pipeline (a última etapa da Liga Mundial de Surfe), pois teremos quase um mês de intervalo", contou Mineirinho. "Vai ser muito interessante para mim pessoalmente pois será meu primeiro evento como "florianopolitano". Quando fui campeão fiquei impressionado com a recepção que tive na cidade no fim do ano passado e espero contar com todo esse apoio na semana que vem", descreve o atleta, que desde os tempos de moleque não competia na mesma cidade onde mora.
"É diferente, sem hotel, sem avião, sem bagagem, sem viajar, que delícia! Ainda mais depois dessa maratona europeia (no Mundial), vou poder vestir roupa com cheirinho de casa, dormir na minha cama e competir", completaou Adriano, que é natural do Guarujá e se mudou para a Ilha logo após se casar com a modelo Patrícia Eicke, natural de Floripa. Por ser um dos cabeças-de-chave, Mineirinho estreará na competição na segunda fase.