Regata Vicente Pinzón-Vila Galé agita Litoral Sul no fim de semana

Ao todo, 20 embarcações da regata largarão do Porto de Suape com destino ao Marco Zero
JC Online
Publicado em 04/05/2018 às 20:37
Ao todo, 20 embarcações da regata largarão do Porto de Suape com destino ao Marco Zero Foto: Foto: Divulgação/Cabanga Iate Clube


O fim de semana promete ser agitado e animado para os amantes das provas de velocidade náutica, no Litoral Sul de Pernambuco. É que acontecerá a tradicional Regata Vicente Pinzón-Vila Galé, que chega à sua 18ª edição. Neste domingo (6), as 20 embarcações da competição largarão às 9h30 no Porto de Suape com destino ao Marco Zero, no Recife. Quem cruzar o percurso de 25 milhas náuticas, ou 48 quilômetros, primeiro levará para casa o Troféu Fita Azul - dado ao barco mais veloz.

Antes da prova, no sábado (5), os velejadores participarão de uma confraternização, no Vila Galé Eco Resort do Cabo, com show de banda de jazz e um jantar especial, e haverá também uma competição de kitesurf com seis participantes.

Os participantes da regata

Nesta edição, os 20 barcos que garantiram presença na regata foram: Zen, Centauro, Sem Destino, Glasnost II, Lavienrose I, Avoador, Avatar, Resgate, Papangu, Glasnost III, Lampião, Nativo 2, Sossego, Yatch 1 – Skipper 21, Achilles, Intã, Toba, Paêbiru, Carcará II e Morning Breeze.

No ano passado, a embarcação Patoruzu, da classe Mocra Regata, foi a vencedora da Regata Vicente Pinzón-Vila Galé. O barco realizou percurso dos 48 quilômetros em 2h47min e faturou o Troféu Fita Azul pela segunda vez consecutiva.

Um pouco de história

Idealizada há 17 anos, a Regata Vicente Pinzón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.

Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil. ?

TAGS
cabanga iate clube Cabo de Santo Agostinho PROVA barco Regata
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory