De lá para cá, ela administrou a aposentadoria no pentatlo moderno, a transição de carreira e a nova função como gestora. A maternidade veio para marcar o início de um novo ciclo de vida. Entre as lições que Maya vem ensinando, ainda na gestação, Yane aponta a responsabilidade de ser referência como a principal delas. “Realmente são muitas lições. Mas certamente uma das principais é a responsabilidade. Tudo que está em volta. O sonho. A expectativa. A espera. Aqui tem uma nuvenzinha dizendo que eu tenho uma responsabilidade danada de trazer um ser para o mundo, de cuidar dessa pessoa, de educar, de ensinar valores, de ensinar princípios. Para ela ser um ser humano do bem”, explicou Yane, que completou. “Essa responsabilidade eu tenho comigo e eu vou tentar trilhar meu caminho junto com ela para que ela seja uma menina maravilhosa. Ela vai ter exemplo. E eu espero que ela corresponda”, falou.
MAYA ATLETA Toda disciplina apresentada por Yane é resultado de sua vivência esportiva no pentatlo moderno, modalidade que ela foi a principal representante do País durante muitos anos. O esporte, de forma geral, é tão positivo, que Yane confirmou que Maya receberá todos os estímulos para se tornar uma atleta. Em seu quarto é possível observa mais detalhes: uma bicicleta na cor laranja, um roupãozinho para os dias de natação e um minitênis. “Ela vai ser muito estimulada aos esportes. Vai poder escolher o que vai fazer, mas vai ter que fazer alguma coisa. Não sei se ela vai ser atleta. Adoraria que ela escolhesse viver a experiência que vivi como atleta. Mas se não quiser ser atleta profissional ou competir, ela precisa viver a experiência com o esporte porque vale muito a pena. O pai dela gosta muito de esporte e foi atleta também. Ela vai ter esse estímulo e acredito que vai ser natural”.
Não à toa, a ex-pentatleta apresenta uma história muito rica no cenário esportivo nacional. Entre tantos títulos, conquistou a primeira medalha do pentatlo moderno feminino em Olimpíadas, com o bronze nos Jogos de Londres, em 2012. Atuando nos bastidores dos esportes, ela também é destaque com a execução de projetos que estimulam a prática de atividades físicas na cidade. Programa de Esportes no Compaz, Jogos Paralímpicos, Programa Recife Esportes de Rendimento e o Recife Corre são algumas ações que marcam a trajetória de Yane na pasta. Para 2020, há mais planejamento. Ela lidera programas como Reeducando, que oferecerá aulas de exercícios físicos e esportes para pessoas em estado de reclusão, Mãe Coruja – 1ª Infância, projeto que está na fase final e pretende atender mães e filhos, e, por fim, a Lei de Incentivo ao Esporte Municipal, que está em processo de aprovação do Executivo.