O maior avião do mundo fez o seu segundo pouso em terras brasileiras nesta segunda-feira (14). Por volta das 23h30 (22h30 no horário do Recife), o Antonov Mriya An-225 aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A primeira parada do "colosso dos céus" no País ocorreu às 10h desta manhã, quando desceu no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, também em São Paulo, atraindo curiosos e apaixonados pela aviação.
A aeronave transporta um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão. Esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.
Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de 1,5 mil pessoas. O avião tem oitenta e quatro metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e 175 toneladas (sem carga ou combustível). Inclui 32 rodas, seis motores e a capacidade de carregar o peso equivalente a mais de sete Boeings 737, o mais comum da aviação comercial.