Bolsonaro ataca pai de Michelle Bachelet, morto pela ditadura chilena

Presidente criticou a comissária da ONU após seu alerta sobre redução do espaço democrático no Brasil
Estadão Conteúdo
Publicado em 04/09/2019 às 11:13
Presidente criticou a comissária da ONU após seu alerta sobre redução do espaço democrático no Brasil Foto: Foto: EVARISTO SÁ E FABRICE COFFRINI / AFP


O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Comissária dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, está "defendendo direitos humanos de vagabundos". Ele também atacou o pai da ex-presidente do Chile, morto durante a ditadura militar chilena em decorrência de torturas sofridas no cárcere.

Alberto Bachelet foi um brigadeiro-general chileno da Força Aérea do Chile que se opôs ao golpe de 1973 do general Augusto Pinochet. Ele foi preso e submetido a tortura por vários meses até sua morte, em 1974.

As críticas vieram após a comissária da ONU alertar sobre uma "redução do espaço democrático" no Brasil, especialmente com ataques contra defensores da natureza e dos direitos humanos.

"Nos últimos meses, observamos (no Brasil) uma redução do espaço cívico e democrático, caracterizado por ataques contra defensores dos direitos humanos, restrições impostas ao trabalho da sociedade civil", disse Bachelet em entrevista coletiva em Genebra.

'Hoje o Chile seria uma Cuba'

"Senhora Michelle Bachelet, se não fosse o pessoal do Pinochet derrotar a esquerda em 73, entre eles o seu pai, hoje o Chile seria uma Cuba. Acho que não preciso falar mais nada para ela. Parece que quando tem gente que não tem o que fazer, como a senhora Michelle Bachelet, vai lá para cadeira de direitos humanos da ONU. Passar bem, dona Michelle", disse o presidente a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta-feira, 4.

Bolsonaro também desejou "meus pêsames" para Michelle Bachelet. "A única coisa que tenho em comum com ela é a esposa que tem o mesmo nome. Fora isso, fora isso, meus pêsames a Michelle Bachelet", disse o presidente.

'Igual o Macron'

Ele também voltou a criticar o presidente francês, Emmanuel Macron, e fez comparações com a postura da comissária da ONU. Nas últimas semanas, Bolsonaro e Macron antagonizaram na questão ambiental envolvendo a região amazônica.

"Perderam a briga na agenda ambiental, igual o Macron quis fazer com a nossa soberania aqui. Ela agora vai na agenda de direitos humanos. Está acusando que eu não estou punindo policiais que estão matando muita gente no Brasil. Essa é a acusação dela, ela está defendendo direitos humanos de vagabundos. E ela diz mais ainda, ela critica dizendo que o Brasil está perdendo o seu espaço democrático", reclamou.

No Facebook, Bolsonaro reforçou ataque ao pai de Michelle Bachelet. "(Michelle Bachelet) diz ainda que o Brasil perde espaço democrático, mas se esquece que seu país só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta à esquerda em 1973, entre esses comunistas o seu pai brigadeiro à época", escreveu.

Pelo Twitter, o presidente reforçou que Michelle Bachelet está "seguindo a linha" do presidente Macron "em se intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira". "(Ela) investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos), atacando nossos valorosos policiais civis e militares", escreveu na rede social.

Em julho, Bolsonaro atacou o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, morto pela ditadura militar brasileira.

TAGS
Emmanuel Macron ONU Michelle Bachelet Piaget chile
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory