WASHINGTON - Uma seleção de sites, contas no Twitter, blogs e aplicativos para acompanhar ou usar, no momento em que a campanha presidencial americana entra em sua reta final, antes das eleições de terça (6).
CONTAS NO TWITTER
Veículos de imprensa e jornalistas:
@POLITICO2012: Conhecido por oferecer a cobertura mais compreensiva da política americana, o Politico publica as últimas notícias, análises e opiniões sobre as eleições presidenciais.
@thecaucus: Jornalistas do New York Times que acompanham a campanha publicam notícias, análises, fotos e vídeos.
@GuardianUS: Apresenta a cobertura americana feita pelo jornal britânico Guardian - que, atualmente, dá destaque à corrida pela Casa Branca -, com links para blogs e o conteúdo interativo do site da publicação.
@CPHeinze: Escreve sobre as eleições deste ano para o jornal congressista The Hill. Publica em tempo real eventos importantes e links para reportagens.
@feliciasonmez: Repórter de política do The Washington Post, publica informações e fotos sobre a campanha.
@MichaelMathes, @StCollinson: Os repórteres da AFP publicam fotos, citações e reportagens sobre a campanha eleitoral.
No campo de Obama:
Além de @BarackObama e do vice @JoeBiden, @davidaxelrod - estrategista sênior da campanha - é um bom nome a ser seguido, assim como os de @Lis_Smith - porta-voz da campanha -, da primeira-dama @MichelleObama e o de @teddygoff, diretor digital da campanha.
No campo de Romney:
Além de @MittRomney e do vice @PaulRyanVP, o porta-voz @RyanGOP é um bom nome a ser seguido, assim como o da porta-voz @andreamsaul e o do diretor digital da campanha, @ZacMoffatt.
BLOGS
Direitista: O blog ultraconservador do herói do Tea Party Rush Limbaugh o levará ao coração da América que detesta Obama. (http://www.rushlimbaugh.com/)
Esquerdista: A esquerda radical é representada pelo Daily Kos, que, raramente, perde uma oportunidade de criticar Mitt Romney (http://www.dailykos.com/)
Técnico: O gênio das estatísticas Nate Silver analisa as chances de Obama e Romney vencerem a eleição. (http://fivethirtyeight.blogs.nytimes.com/author/nate-silver/)
USA Today e Twitter oferecem análises do clima nas redes sociais envolvendo os dois candidatos. (http://usatoday30.usatoday.com/news/politics/twitter-election-meter)
SITES
Fact-checkers: O Politifact.com passa por seu já célebre Truth-O-Meter declarações de ambos os lados. O trabalho de verificação de informações realizado pelo site na campanha de 2008 lhe valeu o prêmio Pulitzer no ano seguinte.
Humor: Desde 1996, Jon Stewart faz graça com tudo e todos nos Estados Unidos, com seu time de repórteres peculiares que participa do programa de TV The Daily Show (www.thedailyshow.com).
APLICATIVOS PARA SMARTPHONES
Ad Hawk: Baseado no modelo do célebre aplicativo Shazam, permite rastrear a origem de uma determinada propaganda política, para saber quem a financiou.
Who should I vote for?: Apresenta ao usuário perguntas relacionadas a educação, terrorismo e saúde, entre outros temas, e aponta quem seria seu candidato ideal, a partir de suas respostas.
PollTracker: Apresenta os resultados das pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais e para o Congresso.
YOUTUBE, FLICKR, SPOTIFY, TUMBLR, PINTEREST
No campo de Obama:
Spotify: A campanha 2012 está presente em todas as plataformas, entre elas o serviço de streaming de músicas Spotify. A playlist de Barack Obama inclui canções de Al Green e Arcade Fire: http://open.spotify.com/user/barackobama/playlist/6J9kgSvipjimfDLYTsCOAv
Flickr: Imagens de Obama e sua mulher, do vice Joe Biden e de simpatizantes deste site de compartilhamento de fotos. Imagens apetitosas de pratos servidos em eventos também são disponibilizadas. http://www.flickr.com/photos/barackobamadotcom/
Pinterest: Em sua página nesta plataforma, a equipe de Obama já publicou fotografias curiosas, como uma que mostra o presidente acariciando seu cão, Bo, sob a legenda Pet Lovers for Obama: http://pinterest.com/barackobama/
Tumblr: Gifs divertidos de momentos como debates ou discursos, citações ou mensagens de simpatizantes nesta plataforma: http://barackobama.tumblr.com/
YouTube: Neste site de compartilhamento de vídeos, 249 mil internautas são fãs da página de Barack Obama, que inclui anúncios de campanha e mensagens da primeira-dama e da cantora Beyonce: www.youtube.com/user/BarackObamadotcom
No campo de Romney:
Spotify: O que Mitt Romney escuta quando viaja por Ohio em seu ônibus de campanha? Beach Boys, o rapper Kid Rock e a banda de funk soul Commodores, segundo sua lista no Spotify list: http://open.spotify.com/user/mittromney/playlist/5QrwBrWOXSWWdWilN98BPS
Flickr: Fotos da campanha de Romney e de simpatizantes estão reunidas aqui: http://www.flickr.com/photos/mittromney?flickr
Pinterest: Romney pode não ser muito ativo nesta plataforma, mas sua mulher, Ann, já publicou fotos assando cookies com os netos, e de um bolo de carne, um dos favoritos de Romney.
(http://pinterest.com/annromney/)
Tumblr: Fotos de Romney e de sua mulher, Ann, fazendo caridade, e gráficos ilustrando por que os eleitores devem votar nele: http://mittromney.tumblr.com/
Youtube: O canal de Romney (26 mil seguidores) apresenta anúncios de campanha e outros vídeos, entre eles um que descreve sua história de amor com a mulher, Ann.