Atentado suicida contra xiitas deixa ao menos 17 mortos no Iraque

Suicida tomou como alvo uma barraca na qual estavam sendo servidas bebidas aos peregrinos
Da AFP
Publicado em 29/12/2014 às 10:20


Atualizada às 11h30

Ao menos 17 peregrinos xiitas perderam a vida nesta segunda-feira em um atentado suicida no norte de Bagdá, informaram sobreviventes e as autoridades.

O suicida, que tomou como alvo uma barraca na qual estavam sendo servidas bebidas aos peregrinos na região de Taji, também feriu ao menos 35 pessoas.

As vítimas se dirigiam a Samarra, 110 km ao norte de Bagdá, para lembrar a morte de Hassal al-Askari, um dos 12 imãs venerados pela comunidade xiita, majoritária no Iraque.

"Estávamos distribuindo alimentos, frutas e chá aos peregrinos que se dirigem a Samarra quando um suicida detonou seus explosivos", disse Sajjad, de 25 anos, no hospital de Bagdá onde seu irmão, atingido por vários estilhaços, estava sendo atendido.

O suicida, que carregava uma bandeira xiita para não chamar atenção, gritou "Alá Akbar" antes de detonar os explosivos que carregava, acrescentou o jovem.

A cidade majoritariamente sunita de Samarra abriga um dos grandes lugares santos xiitas do país, o mausoléu dos imãs Ali al-Hadi e Hassal al-Askari.

O ataque não foi reivindicado imediatamente, mas os atentados suicidas costumam ser obra dos extremistas sunitas no Iraque, entre os quais destacam-se os jihadistas da organização Estado Islâmico (EI).

TAGS
xiitas ataque iraque
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory