Em seu primeiro discurso após a derrota para o republicano Donald Trump, a candidata democrata derrotada na disputa pela presidência americana, Hillary Clinton, propôs nesta quarta-feira (9) trabalhar com seu rival, a quem ela desejou sucesso.
Hillary subiu ao pódio de um salão de um hotel para fazer o discurso acompanhada do marido, o ex-presidente Bill Clinton. Ela disse "lamentar" não ter ganho e admitiu que esse revés é "doloroso, e será assim por muito tempo". A filha do casal, Chelsea Clinton, também estava presente.
A ex-secretária de Estado pediu que os partidários aceitem o resultado e "olhem para o futuro" e disse que Trump deve ter agora "a chance de liderar", após vencer a disputa. Segundo ela, a democracia americana depende de "uma transição pacífica de poder". "Espero que ele seja um bom presidente para todos os EUA "
Hillary disse também esperar que Trump seja "o candidato de todos os americanos", após notar que o processo eleitoral mostrou que os EUA estão "mais divididos do que pensávamos". Ainda segundo ela, é preciso que sejam defendidos "valores americanos". Hillary enfatizou em trecho de sua fala os direitos das minorias, citando por exemplo os imigrantes, alvos de vários ataques de Trump durante a campanha.
"Espero que ele tenha sucesso como presidente de todos os americanos", declarou Hillary, considerando que esta eleição mostrou que os Estados Unidos "estão mais divididos do que pensávamos".