Mais de 4 mil juízes e promotores demitidos na Turquia

O governo turco iniciou um expurgo sem precedentes após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho
AFP
Publicado em 26/05/2017 às 9:11
O governo turco iniciou um expurgo sem precedentes após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho Foto: Foto: ADEM ALTAN / AFP


Mais de 4.000 juízes e promotores foram demitidos na Turquia após a tentativa de golpe de Estado de julho do ano passado e todo corpo judicial foi investigado para determinar eventuais vínculos com os golpistas, anunciou o ministro da Justiça.

"Mais de 4.000 juízes e promotores foram demitidos no âmbito judicial por sua filiação às redes consideradas responsáveis pelo golpe frustrado", afirmou o ministro Bekir Bozdag.

"Não há nenhum juiz ou promotor que não tenha sido investigado", completou.

Fethullah Gülen

O governo turco iniciou um expurgo sem precedentes após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho, que atribuiu a Fethullah Gülen, um pregador exilado nos Estados Unidos e acusado de infiltração nas instituições turcas com a ajuda de uma ampla rede de fiéis.

Gülen nega com veemência qualquer envolvimento na tentativa de golpe.

Mais de 100.000 pessoas foram demitidas e mais de 47.000 detidas desde o ano passado. As autoridades consideram estas medidas necessárias para limpar as instituições de qualquer elemento sedicioso.

Um relatório divulgado pela organização Anistia Internacional na segunda-feira acusa a Turquia de "demissões arbitrárias" e pede ao governo que instaure um mecanismo de apelação para as pessoas que, acredita, foram demitidas sem motivo.

TAGS
golpe de estado turquia Fethullah Gulen
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory