A Google apresentou, nessa terça-feira (7), as novidades da nova versão do sistema Android, o Android 10 (Q). Ela é a primeira versão construída do zero para rodar nos smartphones dobráveis. Entre as melhorias, está o recurso chamado Focus Mode, que é a possibilidade de desativar as notificações de aplicativos enquanto o aparelho está sendo utilizado. O objetivo é que os usuários não tenham a sua atenção atraída para outras coisas enquanto trabalham ou estudam, por exemplo.
Uma outra novidade é o Dark Mode. Ela permite o uso dos aparelhos no modo escuro, ocasionando assim, a economia de bateria.
Mais de 50 recursos da nova versão foram lançados no evento Google I/O, que teve início nessa terça e segue até a quinta-feira (9), na Califórnia, Estados Unidos.
De acordo com o Google, a maioria das novidades só serão processadas no aparelho celular. Isso significa que os dados não serão enviados aos servidores para que algo seja feito externamente.
Além disso, o usuário poderá escolher o tempo em que irá compartilhar informações, caso não escolha, o sistema apagará tudo por conta própria a partir de 18 meses. O acesso aos controles de privacidade e de informações compartilhadas ficarão mais acessíveis.
O usuário poderá acompanhar o tempo que é gasto com cada serviço instalado no aparelho.
Permite o conhecimento de quais são os aplicativos que usam a localização geográfica. O usuário poderá barrar ou limitar o compartilhamento.
Usuário terá maior controle nos anúncios que aparecem.
Aplicativos poderão ser sobrepostos. Permite que os usuários usem vários aplicativos ao mesmo tempo. Por exemplo, usar aplicativo de mensagem e o bloco de notas.
Resposta Inteligente
Permite que ações sejam executadas mais rapidamente a partir de notificações enviadas por mensagens de aplicativo. Por exemplo, se alguma pessoa enviar um endereço por mensagem, você poderá checá-lo no Google Maps antes de abrir a conversa.
São as legendas em tempo real. O recurso transcreverá tudo o que foi dito no vídeo.
A ferramenta de controle parental foi aprimorada. Os pais poderão ver quais os aplicativos baixados nos celulares dos seus filhos e o tempo em que passaram neles. Também poderão estabelecer limites de determinados aplicativos.