Existem várias instituições através das quais pode-se ajudar refugiados sirios e de outras nacionalidades, seja aqueles que ainda estão em suas regiões de origem, seja os que já estão morando no Brasil. Veja abaixo algumas opções.
A Unicef, agência da ONU voltada para as crianças, recebe doações que são utilizadas na compra de cobertores, material escolar, kits de alimentação e vacinas contra sarampo e outras doenças. Para entrar em contato com a Unicef, clique aqui.
A Acnur, agência de refugiados também ligada à ONU, promove campanhas para arrecadar dinheiro para auxiliar famílias refugiadas em situação de risco, tendo uma conta específica para quem deseja ajudar os sírios. A verba é usada para comprar barracas, cobertores e alimentos. Para contribuir com a Acnur, clique aqui ou aqui.
A ONG Save the Children trabalha na Síria e em outros países que são rotas de fuga e destino final de refugiados, e a Rescue International atua nas ilhas gregas onde milhares de pessoas têm aportado, diariamente. As páginas de donativo estão em inglês, mas podem ser acessadas respectivamente aqui e aqui.
No Brasil, as sedes da ONG Cáritas em São Paulo e no Rio de Janeiro são referência para os que chegam ao País. Em 2014, a Cáritas SP atendeu 6.629 pessoas de 87 nacionalidades diferentes e realiza campanhas em busca de donativos. Também existe a possibilidade de “apadrinhar” um refugiado, especialmente as crianças. Saiba mais sobre o trabalho da Cáritas e das necessidades dos refugiados em solo brasileiro, entrando em contato com qualquer das duas sedes. É só acessar aqui ou aqui.