STF determina que sites retirem do ar reportagens sobre Toffoli em lista da Odebrecht

MPF diz que não recebeu ''qualquer informação'de que a descrição 'amigo do amigo de meu pai' refere-se ao presidente do STF''
JC Online com agências
Publicado em 15/04/2019 às 13:53
MPF diz que não recebeu ''qualquer informação'de que a descrição 'amigo do amigo de meu pai' refere-se ao presidente do STF'' Foto: Foto: EBC


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a retirada do ar das reportagens da Revista Crusoé e do site o Antagonista que falam sobre o presidente da corte, Dias Toffoli. Segundo as reportagens, o empreiteiro Marcelo Odebrecht entregou à Polícia Federal (PF) um documento no qual explica a identidade de alguns codinomes citados em e-mails apreendidos em seu computador, entre eles a de Toffoli, que seria "amigo do amigo do meu pai".

Caso não cumpram a determinação, os responsáveis pelos sites terão que pagar multa diária de R$ 100 mil. Eles têm prazo de 72 horas para prestar depoimento. As informações são do portal jurídico Jota Info. O argumento para a decisão seria de que a nota divulgada pela Procuradoria-Geral da República tornam falsas as afirmações da matéria.

O MPF afirmou que “ao contrário do que afirma o site O Antagonista, a Procuradoria-Geral da República (PGR) não recebeu nem da Força-Tarefa Lava Jato no Paraná e nem do delegado que preside o inquérito 1365/2015 qualquer informação que teria sido entregue pelo colaborador Marcelo Odebrecht em que ele afirma que a descrição “amigo do amigo de meu pai” refere-se ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.”

Suposto e-mail

O codinome foi citado em um e-mail de 13 de julho de 2007 enviado por Marcelo aos executivos Adriano Maia e Irineu Meireles. À época, Toffoli era Advogado-Geral da União (AGU) no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Refere-se a tratativas que Adriano Maia tinha com a AGU sobre temas envolvendo as hidrelétricas do Rio Madeira. 'Amigo do amigo de meu pai' se refere a José Antônio Dias Toffoli. A natureza e o conteúdo dessas tratativas, porém, só podem ser devidamente esclarecidos por Adriano Maia, que as conduziu", diz o documento que teria sido enviado por Marcelo Odebrecht.

TAGS
Alexandre de Moraes STF TOFFOLI
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory