Maia: Coaf no BC não abre brecha para nomeação de políticos

Rodrigo Maia diz ainda que vai trabalhar para que a medida provisoria seja aprovada na Câmara, sem alterações
Agência Brasil
Publicado em 21/08/2019 às 17:06
Rodrigo Maia diz ainda que vai trabalhar para que a medida provisoria seja aprovada na Câmara, sem alterações Foto: Foto: Arquivo/ Agência Brasil


A medida provisória que cria a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), não abre brecha para nomeações de políticos. A afirmação é do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ele acrescentou que irá trabalhar para que a medida provisória seja aprovada na Câmara, sem alterações.

Nesta terça-feira (20), foi publicada no Diário Oficial da União a medida provisória que criou a UIF, vinculada ao Banco Central. Enquanto Coaf, o órgão era vinculado ao Ministério da Economia.

''A MP do Coaf é uma decisão correta. Diferente do que diz um jornal hoje, não abre brecha para nomear político nenhum. O Banco Central já existe. Ninguém nunca ouviu falar que algum político tentou nomear alguém no Banco Central. Então, colocar o Coaf no Banco Central é garantir que não vai ter nomeação política'', afirmou, depois de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e líderes partidários, no Ministério da Economia, em Brasília.

Maia destacou fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que considera que a MP abre espaço para que o novo Coaf tenha pessoas com experiência na área de atuação do órgão. ''Segundo o presidente do Banco Central, há espaço para que ele possa atrair quadros do mercado que entendam do tema do Coaf. Isso também é importante. A gente não pode se fechar'', disse Maia.

Guedes defendeu a transferência do Coaf

Guedes também defendeu a transferência do Coaf para o BC. Segundo o ministro, o objetivo foi despolitizar o órgão que estava em meio a um ''conflito entre os poderes, legítimo, de demarcação de território''. Ele também afirmou que era importante a transferência para evitar ''concentração de poderes em um único ministro''. Guedes citou que é responsável pela Receita Federal. ''Não é razoável que um ministro tenha tanto poder'', disse.

''O Banco Central tem um centro de inteligência, de monitoramento sem nenhuma politização. É uma função técnica de monitoramento. Então quando se coloca lá é um lugar natural. E principalmente, se vier, logo depois, uma emenda de Banco Central autônomo, só reforça a ideia de que esse órgão não está ao alcance de influências políticas, seja quem quiser perseguir um político, seja de quem quiser dar impunidade a um político, de quem queira perseguir um contribuinte, seja de quem queira isentar um contribuinte que cumpre com suas obrigações'', disse Guedes.

TAGS
coaf Rodrigo Maia Medida Provisória
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory