ÓLEO NO NORDESTE

Ao vivo: Ministério da Defesa detalha ações contra manchas de óleo no Nordeste

Coletiva de imprensa está sendo realizada em Brasília, na tarde desta segunda

JC Online com agências
Cadastrado por
JC Online com agências
Publicado em 04/11/2019 às 15:02
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Coletiva de imprensa está sendo realizada em Brasília, na tarde desta segunda - FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

O Ministério da Defesa detalha na tarde desta segunda-feira (4), em Brasília, as ações contra as manchas de óleo no Nordeste. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, representantes da Marinha, da Polícia Federal, do Ibama e o ICMBio participam da entrevista coletiva.

Também nesta segunda, a Marinha anunciou o envio de seus dois maiores navios à região. As manchas de óleo começaram a aparecer no Nordeste há mais de 60 dias.

Acompanhe ao vivo:

Azevedo e Silva disse durante a coletiva que não sabe a quantidade de óleo derramado que poderá atingir o litoral brasileiro. "É uma situação inédita Esse desastre nunca aconteceu no Brasil e até no mundo. Esse tipo de óleo não é perceptível pelo radar, pelo satélite. Não sabemos a quantidade (de óleo) derramado que está por vir", afirmou.

A declaração do ministro foi uma resposta sobre declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que o "pior está por vir". O ministro da Defesa disse que o governo está "acompanhando a evolução" e avança na investigação sobre responsáveis pelo óleo.

O governo federal anunciou nesta segunda o começo da segunda etapa da Operação "Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida", para conter o avanço do óleo sobre praias do Nordeste. As Forças Armadas devem realizar "ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das Águas Jurisdicionais do Brasil", informou a Defesa.

A Polícia Federal aponta o navio Bouboulina, de bandeira grega, como "suspeito" pelo derramamento.

>>> Veja imagens do navio Bouboulina, suspeito pelo derramamento de óleo no Nordeste

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram recolhidos quase 4 mil toneladas de resíduos de óleo das praias

Bolsonaro esteve na Defesa nesta segunda para receber informações sobre as investigações. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não participou da reunião, pois está no Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, área atingida pelo óleo.

Azevedo e Silva disse que as ações avançam simultaneamente em três frentes: apuração sobre responsáveis pelo derramamento, identificação das manchas de óleo no mar e contenção de danos nas praias.

Últimas notícias