Debate

Paulo Câmara diz ser favorável à retirada de Pernambuco da concessão da Transnordestina

Segundo o governador, o trecho pernambucano da ferrovia poderia ser concluído mais rapidamente se outra empresa tocasse o projeto

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 23/12/2019 às 15:44
Foto: Felipe Jordão/ JC Imagem
Segundo o governador, o trecho pernambucano da ferrovia poderia ser concluído mais rapidamente se outra empresa tocasse o projeto - FOTO: Foto: Felipe Jordão/ JC Imagem
Leitura:

Prestes a concluir o primeiro ano do seu segundo mandato, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (23), concordar com a ideia do governo federal de retirar Pernambuco da concessão original da Ferrovia Transnordestina. Em novembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse em uma entrevista ao Valor Econômico que o governo federal estaria avaliando essa possibilidade para "livrar a concessionária" das obrigações de investimento.

Na visão de Paulo Câmara, como as obras não têm avançado sob o comando da atual concessionária, a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), e o Estado já possui cerca de 80 quilômetros de rodovia prontos, deixar a concessão poderia ser interessante para Pernambuco.

>> Paulo Câmara promete mais mudanças na Previdência de Pernambuco

>> 'Não vou entrar na rinha do senador Fernando', diz Paulo Câmara sobre críticas de FBC

>> Paulo Câmara contesta oposição e diz que acordo com a Petrobras foi vantajoso para Pernambuco

"Eu vejo com muito pessimismo esse processo ser concluído pela atual concessionária, porque essa obra está parada desde 2012. Não há uma priorização por parte dela, que só começou a se movimentar agora porque realmente o ministério deu uma apertada grande e necessária neles. Eu espero agora que, diante desse novo cenário, ou ela desista, saia e entre um novo grupo, ou essa solução que está sendo pensada para Pernambuco saia do papel. A meu ver, talvez seja até melhor, porque o nosso trecho é mais barato, mais curto e a gente sabe do potencial do Porto de Suape", declarou o governador.

>>> Confira o especial sobre a Transnordestina: Fora dos Trilhos

Se a ideia do ministro se concretizar, as obras da Transnordestina em Pernambuco devem ser tocadas pela Valec, uma empresa público que pertence ao governo federal.

A FERROVIA

A Ferrovia Transnordestina é um dos empreendimentos mais estruturadores da economia do Nordeste. No projeto, o empreendimento ligaria o Sertão ao Litoral, começando na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, seguindo até Salgueiro, Sertão do Estado. Lá, a ferrovia se divide em dois trechos: um que corta Pernambuco e deveria chegar ao Porto de Suape – no Grande Recife – e o outro iria até o Porto de Pecém, nas proximidades de Fortaleza, no Ceará. As obras foram iniciadas em 2006. Agora, tem cerca de mil homens trabalhando em alguns trechos do Ceará e do Piauí, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recomendou, no Diário Oficial da União no último dia 23 de outubro, que fosse declarada a caducidade da concessão da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), uma subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que tem a concessão para explorar o serviço ferroviário em todo o Nordeste.

Últimas notícias