Eleições 2020

Lula e Gleisi Hoffman reafirmam defesa da candidatura de Marília Arraes pelo PT no Recife

Gleisi Hofmann reafirmou a importância da cadidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife, mas posição final será apenas em abril

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 28/01/2020 às 19:39
Foto: Reprodução/Twitter
Candidatura de Marília Arraes no Recife é apoiada pela Direção Nacional, mas dirigentes locais defendem manutenção de aliança com o PSB - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

Atualizada às 21h08

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, defendeu a candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife, durante reunião com dirigentes do PT nacional e local nesta terça-feira (28). Mas os dirigentes pernambucos reafirmaram posicionamento contrário, a favor da manutenção da aliança com o PSB. 

A reunião contou com o ex-presidente Lula, o vice-presidente do PT, José Guimarães, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o líderes do PT no Senado, Humberto Costa (PT), o presidente do PT-PE, Doriel Barros e o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota.

Gleisi diz que na reunião foi reafirmado, juntamente com Lula, José Guimarães e Fernando Haddad, a importância da candidatura de Marília. 

Em reunião com dirigentes de PE, @senadorhumberto , @MariliaArraes reafirmamos, junto com @LulaOficial, @guimaraes13PT, @Haddad_Fernando importância candidatura de Marília em Recife. Abrimos diálogo com a direção municipal para definir posição final do partido até início de abril pic.twitter.com/U5PHMNjE4M

A petista afirma, porém, que uma posição final deve vir até o início de abril, a partir de um diálogo com a direção municipal. O PT do Recife se opõe à candidatura própria e apresentou uma resolução no sentido de manter a aliança com o PSB no Estado.

> Marília Arraes é a pré-candidata da direção nacional do PT, diz vice-presidente do partido
> ‘Eu estarei no segundo turno’, diz Marília Arraes sobre sua candidatura à Prefeitura do Recife pelo PT
> Marília Arraes diz que PSB precisa ''parar de ter medo'' de disputar com PT no Recife nas Eleições 2020
> Após Lula apoiar Marília Arraes, presidente do PT no Recife mantém defesa de aliança com PSB

José Guimarães afirmou ao JC que Marília Arraes é a pré-candidata da direção nacional do PT para as eleições municipais no Recife. Segundo o petista, isso foi defendido por ele, Lula e Gleisi Hoffman, enquanto os dirigentes pernambucanos, Humberto Costa, Doriel Barros e Cirilo Mota expressaram o desejo de manutenção da aliança com o PSB em Pernambuco. Marília, por sua vez, colocou-se como pré-candidata e "pediu rapidez na definição", disse Guimarães. 

Gleisi deve se encontrar em breve com a direção nacional do PSB, partido que lidera a Frente Popular em Pernambuco. As duas siglas voltaram a se aliar no Estado nas eleições de 2018, quando o governador Paulo Câmara (PSB) foi reeleito governador e o Humberto senador, ao lado de Jarbas Vasconcelos (MDB), todos na mesma chapa majoritária. 

O senador Humberto Costa foi procurado pelo JC, mas a sua assessoria informou que José Guimarães seria o porta-voz para falar sobre a reunião. A assessoria de Marília Arraes também informou que ela não iria se pronunciar. 

Pernambucanos

Segundo Cirilo Mota, a reunião desta terça (28) respeitou o posicionamento do diretório municipal do Recife – oficializado no último dia 15 de janeiro – de defesa da manutenção da aliança da sigla com o PSB. “Nós vamos ter um peso na decisão nacional sobre Recife, porque se não fosse considerado, hoje Marilia já teria saído candidata, então o ritual que foi combinado e a gente vai cumprir é esse do calendário que vai ser aprovado”.

“Realmente o entendimento foi esse de que a gente vai continuar conversando para encontrar o caminho para fazer com que o partido decida sua estratégia, se será candidatura própria ou se a gente vai buscar essa aliança”, diz Doriel Barros.

“Realmente o entendimento foi esse de que a gente vai continuar conversando para encontrar o caminho para fazer com que o partido decida sua estratégia, se será candidatura própria ou se a gente vai buscar essa aliança”, diz Doriel Barros.

Definição

Esse encontro com o presidente Lula era aguardado para uma melhor definição sobre o encaminhamento do PT para as eleições no Recife. Ficou estabelecido que, a partir da próxima reunião da Executiva Nacional do PT em 7 de fevereiro, será divulgado um calendário com os prazos para as deliberações da sigla. 

Desde que saiu da prisão, Lula vem defendendo o lançamento do maior número possível de candidaturas próprias do PT no País. No último domingo (26), ex-presidente disse ao UOL que o PT não poderia abrir mão de ter uma candidatura própria no Recife. 

Um dia depois Humberto ressaltou em entrevista na Rádio Jornal que o partido no Recife “já contrariou (Lula) várias vezes”, citando ocasiões em que a orientação do ex-presidente não foi seguida, como nas eleições de 1990, quando Paulo Rubem foi lançado candidato pelo partido, apesar de Lula querer o apoio ao então candidato Jarbas Vasconcelos (MDB).

Últimas notícias