A Shell Eco-marathon Americas acaba de abrir inscrições para alunos do Ensino Médio e universitários que queiram participar da edição de 2016 da corrida promovida pela companhia anglo-holandesa. Completando 10 anos de existência, a competição será realizada em Detroit (EUA), considerado o berço da indústria automobilística, entre os dias 22 e 24 de abril do próximo ano, quando reunirá competidores vindos de diferentes países das Américas.
O desafio para os estudantes continua: projetar e construir um veículo que consiga ir o mais longe possível utilizando a menor quantidade de energia. As equipes estudantis visam bater o atual recorde da etapa Américas da competição: percorrer aproximadamente 1.250 quilômetros por litro de gasolina, equivalente à distância entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
As inscrições podem ser feitas até 16 de novembro pelo site www.shell.com/semamericas, onde também estão disponíveis informações sobre as exigências da classe de veículos, regras oficiais e premiações.
Em abril deste ano, o time da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) garantiu a segunda colocação para o Brasil na categoria “Combustível Alternativo”. Já a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, recebeu o “Prêmio Perseverança”.
Na edição de 2014, o time da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais, conquistou o terceiro lugar na categoria “Protótipo e Bateria Elétrica” com o projeto EcoVeículo e a marca de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – o que equivale a percorrer a distância entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) com uma única bateria.